Itu lembra centenário de falecimento de Madre Teodora
A cidade de Itu sediará, nos dias 16, 17 e 18 de julho, uma programação especial em homenagem ao Centenário de Falecimento da Venerável Maria Teodora Voiron, fundadora das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil e referência de vida religiosa e dedicação ao próximo. As atividades, que contam com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Turismo, têm início nesta quarta-feira (16/07), com uma vigília de oração das 19h30 às 21h, em preparação à celebração da data principal.
Na quinta-feira (17/07), a programação começa às 7h com uma missa pedindo a beatificação da Venerável Maria Teodora, seguida, às 9h30, de uma caminhada em memória da chegada das primeiras Irmãs de São José a Itu, com saída da Praça Regente Feijó. Às 10h20, horário em que Madre Teodora entregou sua vida a Deus, haverá uma missa em louvor e ação de graças pelo seu testemunho de fé e dedicação, sob o tema: “Vida a serviço da vida”, que resume sua total entrega a Deus e aos irmãos.
Encerrando o dia, às 16h, será celebrada uma missa solene presidida pelo Bispo Emérito, Dom Vicente Costa, com concelebrantes. Durante todo o dia, estão previstas: Acolhida de romeiros, visitantes, devotos e autoridades; Visitas ao Memorial da Venerável Maria Teodora e demais espaços da casa onde ela viveu e atuou.
Na sexta-feira (18/07), às 19h30, no Auditório da Prefeitura de Itu, ocorre o lançamento oficial do Guia do Turismo Católico, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, que destaca os principais roteiros e patrimônios religiosos da cidade. Na mesma ocasião, será exibido um documentário inédito sobre a vida e a missão da Venerável Maria Teodora, resgatando sua trajetória de fé e serviço.
