Itu perde Vicente Elias Schanoski
Faleceu nesta sexta-feira, 23 de agosto, aos 86 anos, o ex-presidente do Ituano Futebol Clube, Vicente Elias Schanoski. Ex-bancário, radialista, Schanoski estava internado desde o Dia dos Pais após um quadro de broncopneumonia.
Schanoski era o presidente do Ferroviário Atlético Ituano em 1977 e foi o principal responsável pelo retorno do clube ao profissionalismo ao pleitear e participar ativamente da criação da terceira divisão de profissionais do Campeonato Paulista. Desde 1968, só o futebol amador era disputado na cidade.
Foi de Schanoski também a ideia de mudar as cores do azul, branco e vermelho, da antiga Associação Atlética Sorocabana, para o tradicional rubro-negro, uma forma de resgatar a memória do extinto Clube Atlético Ituano. O maior artilheiro da história do clube, Django, chegou em 1979 em sua gestão.
Na década de 1980, Schanoski comandou a locução do Novelli Júnior informando e divertindo os torcedores que também acompanhavam os programas esportivos que apresentava na Rádio Convenção.
Em 2020, a Revista de Ituano fez uma reportagem com Vicente. Confira aqui.
(Foto: Reprodução/Revista do Ituano)