Itu, Salto e Cabreúva não confirmaram nenhum caso de sarampo

As cidades de Itu, Salto e Cabreúva não possuem nenhum caso confirmado de sarampo. A doença, após ser erradicada no país, voltou a preocupar com um grande número de casos em todo o estado de São Paulo.

Em Itu, a Secretária de Saúde informou que “não há nenhum caso registrado oficialmente neste ano”.  As pessoas que não tiverem em dias com a imunização, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde.

“Não temos casos de sarampo em Salto. A vacinação é a melhor e mais eficaz forma de prevenção dessa doença. A vacina MMR ou SCR (sarampo, caxumba e rubéola), está sendo administrada rotineiramente nas nove Unidades de Saúde do município. A vacina está indicada a partir de 1 ano de vida, com um reforço aos 15 meses. Pessoas até 29 anos 11 meses e 29 dias de idade precisam ter 2 doses da vacina. Pessoas acima dessa idade (somente para os nascidos a partir de 1960), precisam de uma única dose dessa vacina”, informou a Prefeitura de Salto.

Em Cabreúva, um casos suspeito foi descartado. “A vacinação está normal, estamos avisando pelas redes sociais para as pessoas que ainda não se vacinaram irem atualizar a carteirinha nos postos de saúde”, informou a Prefeitura.

Na região, em Indaiatuba, houve dois casos confirmados de sarampo no inicio deste mês.

 

Surto

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo.

Porém, neste ano o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

No estado de São Paulo, os casos confirmados subiram e o último boletim informa quase 500 casos, a maioria na própria capital.

(Achou esta informação útil? Compartilhe com seus amigos clicando no símbolo das redes sociais abaixo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *