Itu sobe 12 posições no ranking das cidades inteligentes

Itu é a 87ª cidade mais conectada do País, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2018, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. Em relação ao ano passado, quando ocupava o 95º lugar, o município subiu 12 posições.

O estudo tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País — ao menos outras 700 foram avaliadas na pesquisa. Levando em conta a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a cidade foi a segunda melhor colocada no quadro geral.

O ranking monitora 11 áreas principais (imagem): mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dentro delas, são avaliados um total de 70 indicadores.

Com relação aos rankings individuais por segmento, Itu está entre as 50 principais em três áreas: em economia, é a 39ª; em meio ambiente, a 31ª; e em segurança, ocupa o honroso 9º lugar.

“O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, destaca o estudo.

“É uma melhoria contínua e geral que traz esse resultado. Estamos fazendo ações que, às vezes, não são aparentes para o cidadão. Quando você faz um asfalto ou alguma outra obra civil, isso fica imediatamente visível. É diferente de quando você mexe em digitalização de processos, uso de tecnologia para a muralha eletrônica da segurança, infovias e iluminação inteligente. São melhorias que não ficam explícitas aos olhos, mas o cidadão sente o resultado”, comenta o secretário municipal de Planejamento Plínio Bernardi Júnior.

“Estamos implantando nosso projeto de Cidade Inteligente desde o início do ano passado. Temos um planejamento estratégico, que estamos seguindo à risca, esse reconhecimento do ranking não é coincidência. Já estamos colhendo o que plantamos nesse um ano e alguns meses. Prova disso é o resultado positivo no IDEB, que impacta nos critérios de Cidade Inteligente. Estamos muito satisfeitos com a evolução no ranking. A tendência é a de que a cidade evolua e melhore ainda mais nos próximos anos”, afirma o prefeito Guilherme Gazzola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *