Itu sobe no ranking das melhores cidades para se fazer negócios
Itu subiu mais uma vez no ranking das melhores cidades do Brasil para se fazer negócios. É isso que aponta o estudo da Urban Systems, que analisa o potencial de desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, considerando as melhores oportunidades para se investir. Esta é a 6ª edição da pesquisa, que considerou 317 municípios do país.
O estudo apresenta o resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores socioedemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa traz ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).
Itu, que em 2018 ocupava 88º lugar, saltou para a 62ª colocação geral. A cidade se destacou, principalmente, no indicativo de Capital Humano, saindo da 90º posição no ano passado, para a 53ª no quadro atual. O levantamento também indica melhora em Infraestrutura, superando o 74º lugar em 2018, alcançando 52º neste ano.
O Ranking das “Melhores Cidades para Fazer Negócios” é um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame. Com 20 anos de existência, a empresa é considerada referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil.
