Itu tem quatro casos confirmados de Mpox

A cidade de Itu tem quatro casos confirmados de Mpox. A informação é do Painel de Monitoramento da doença, que concentra os dados da Secretaria Estadual da Saúde.

Na região, Sorocaba concentra o maior número de casos: 10, seguido de Votorantim, com 8. Itu possui 4 casos e Salto nenhum.

Os dados são registrados desde 2022, sem especificar em qual ano aconteceram.

Confira número em outras cidades no Painel: https://cievs.saude.sp.gov.br/mpox/

O que é a mpox?

Causada pelo vírus Monkeypox, a doença pode se espalhar entre pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para pessoas, através de objetos e superfícies que foram tocados por um paciente infectado. Em regiões onde o vírus está presente entre animais selvagens, a doença também pode ser transmitida para humanos que tenham contato com os animais infectados.

Quais são os sintomas da doença?

A mpox pode causar uma série de sinais e sintomas. Embora algumas pessoas apresentem sintomas menos graves, outras podem desenvolver quadros mais sérios e necessitar de atendimento em unidades de saúde.

O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas. O quadro pode começar com ou ser seguido de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados. A erupção cutânea pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genitais e/ou anal.

As lesões também podem ser encontradas na boca, na garganta, no ânus, no reto, na vagina ou nos olhos. O número de feridas pode variar de uma a milhares. Algumas pessoas desenvolvem ainda inflamação no reto, que pode causar dor intensa, além de inflamação dos órgãos genitais, provocando dificuldade para urinar.

(Com informaçõese foto: Agência Brasil|)

One thought on “Itu tem quatro casos confirmados de Mpox

  • Pois o que tudo indica e alguns comentários na cidade, tem um caso em Salto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: