Ituana é destaque em Prêmio Paulo Gontijo

A primeira edição do Prêmio Paulo Gontijo para Futuros Cientistas contemplou o estudo de uma ituana.  Bárbara Rodrigues teve seu projeto como finalista com um estudo sobre leite materno.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O projeto recebeu R$ 10 mil e foi por banca formada por cientistas do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e pesquisadores convidados.

O objetivo é estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos inovadores sobre temas de relevância, um dos pilares da formação da ILUM – Escola de Ciência, localizada em Campinas (SP), e do IPG (Instituto Paulo Gontijo).

O grupo composto, também por Monyque Silva e Paola Ferrari, ganhou um dos prêmios com um estudo “Análise dos fatores de virulência advindos de clusters gênicos biossintéticos da microbiota do leite humano e sua influência na saúde materna e neonatal”.

As amigas optaram pelo tema por desejarem serem cientistas e também mães. “Identificamos que são poucos estudos que tentam entender a composição bacteriana durante a produção do leite materno. O estudo também fez um paralelo à mulher de décadas atrás e agora; da relação entre a mãe e seu bebê nesse período; e como o aleitamento materno era visto. Para isso projeto integrou biologia, computação e humanidades, o que foi incrível para a carreira que pretendo seguir. O trabalho final me deu confiança para trilhar uma trajetória científica”, afirmou Bárbara, que pretende fazer pós-graduação em genética e biologia molecular com foco em cuidados com a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *