Ituana recebe medalha da Associação das Forças Internacionais de Paz
Rita de Cássia Rodrigues de Araújo foi condecorada pelos seus trabalhos sociais e humanitários em Itu e região
A acadêmica e aposentada da área de segurança pública municipal de Itu, Rita de Cássia Rodrigues de Araújo, foi condecorada com medalha das mãos do comandante Walter Mello de Vargas, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP), em reconhecimento aos seus trabalhos exercidos na área social e humanitária em Itu e região.
Rita que é atuante e ama movimentos sociais e humanitários tem um currículo extenso de sua atuação. É membro do Conselho Internacional de Pastores, Bispos e Apóstolos (CIPBAS); Bacharel em teologia, pastora, missionária, bispa e Capelã; Juiza de paz Eclesiásticos; Acadêmica fundadora titular da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil (CONCLAB); Diretora Cultural, Embaixadora da Paz , Dama Comendadora da Ordem dos Cavalheiros e Dama Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Academia William Shakespeare; Comendadora Grão-Colar da Academia Brasileira de Teologia e Letras (ABTL); Embaixadora da Paz e do Social pela Confederação Nacional dos Delegados dos Direitos Humanos (CNDDH); Diretora presidente do Instituto Apoio Brasil (IAB); Presidente do Congresso Nacional Afro- Brasileiro (CNAB); Coordenadora do departamento de saúde do Conselho Interdominacional de Pastores Apóstolos e Ministros, e UCB- União Cristã do Brasil (CIPAM); E agora também, diretora Cultural da Associação Brasileira da História Militar Legião de 32 (ABHM).
Para Rita ter o reconhecimento é importante, pois mostra que faz a diferença na vida das pessoas e diz que hoje grande parte da população está mais preocupada com o próximo. “É muito gratificante receber essa medalha, pois é um trabalho que faço com muito amor. E é mais importante ainda quando vem de pessoas tão distantes de mim”, disse. “E sempre trabalho o lema ‘Busque fazer o bem, sem olhar a quem que o resultado vem’. Sou grata a Deus por todo esse reconhecimento”, enfatiza.

Parceria
Rita contou em entrevista exclusiva ao Jornal de Itu que a ABFIP e o IAB firmaram parceria para levar saúde às pessoas e fazer a diferença na sociedade. “Estaremos realizando neste mês um mutirão da saúde em Mairinque. No dia haverá vários médicos de diversas especialidades que irão atuar de forma voluntária. Temos programação para trazer o projeto a Itu ainda neste ano”, disse.
IAB
O Instituto Apoio Brasil é uma instituição que trabalha a questão do desaparecimento de pessoas. “Trabalhamos com a prevenção realizando palestras em escolas, pois é muito importante as pessoas se conscientizarem que o desaparecimento de uma pessoa não vem somente com o sequestro, mas que tem muitas que vão embora de casa por vontade própria”, disse Rita.
Ela explica que há muitos desaparecimentos que ocorrem devido a conflitos familiares ou até mesmo por depressão. “Há muitos casos de pessoas depressivas que decidem sair de casa e não tem força para voltar. E isso ocorre em qualquer classe social, desde crianças até idosos. Por isso é importante sempre se atentar a isso, e é nisso que trabalhamos”, enfatiza.
Sobre ABFIP
A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) foi fundada em 24 de outubro de 1985 pelo comandante Walter Mello de Vargas. Ela tem como objetivo preservar a memória das forças armadas brasileira e projetar seus valores para o futuro.
A ABFIP é detentora do Prêmio Nobel da Paz de 1988 a 2001, e vem atuando com responsabilidade e compromisso promovendo a paz e reconhecendo os verdadeiros heróis do passado e da atualidade.
Texto: Denise Katahira
Fotos: Arquivo Pessoal
