Ituanos já pagaram 35 milhões de impostos neste ano

 

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registra, nesta quinta-feira, 21, que Itu já arrecadou 35 milhões em impostos. Para se fazer um comparativo, em Salto foram pagos 14 milhões e em Porto Feliz 12 milhões.

Os números são atualizados constantemente.  Em todo o país, o valor será de R$ 400 bilhões nesta sexta-feira (22). Isto representa o total de impostos, taxas, multas e contribuições pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano.

“A arrecadação tem sido maior basicamente por causa da recuperação da economia. Contudo, na esfera municipal, houve elevação exagerada do IPTU em muitas cidades – bem acima da inflação e sem retorno equivalente em serviços públicos ou em zeladoria”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp). Ele destaca que, por outro lado, muitos contribuintes parcelam o pagamento do IPTU, fazendo com que a arrecadação desse imposto seja diluída ao longo do ano.

“No ano passado, o orçamento público registrou um déficit de R$ 108,3 bilhões, segundo estimativa do Banco Central. A tendência é de que esse rombo caia substancialmente ao longo do ano, visto que a arrecadação está subindo. Mas isso não exime os governos de cortarem gastos, uma vez que muitos estados, por exemplo, estão usando o dinheiro dos impostos quase que exclusivamente para pagar folha de pagamento de inativos e ativos”, diz Burti.

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *