Justiça obriga Itu a fornecer água para a população

Será cobrada multa na hipótese de interrupção por mais de 48 horas

A Justiça tornou definitiva sentença que condenou o município de Itu a fornecer água potável a todos os bairros da cidade atendidos pelo serviço, com tolerância máxima de 48 horas entre os intervalos de fornecimento. Haverá imposição de multa diária de R$ 200 para cada ponto comercial ou residencial que permaneça por mais de dois dias sem receber água, limitado a R$ 20 mil.

De acordo com a promotora de Justiça de Itu, Ana Helena de Almeida Prado Poltronieri de Campos, o Ministério Público instaurou inquérito em 2014 para apurar responsabilidades da administração pública nos problemas relacionados ao racionamento de água em Itu, o que levou ao ajuizamento de ação civil pública.

Ainda segundo Ana Helena, a precariedade no abastecimento de água para a população não decorria exclusivamente do período de estiagem, mas vinha de anos de má gestão e falta de investimentos sérios no aumento da armazenagem de recursos hídricos e construção de novas barragens, desassoreamento das já existentes e modernização dos sistemas de tratamento e distribuição.

“A cidade de Itu sempre teve baixos índices pluviométricos e a recorrente falta de chuvas não pode ser utilizada como circunstância exclusiva para a situação de calamidade”, afirma a promotora.  Recursos apresentados pelo município nas instâncias superiores não foram acatados.

Protesto

Os moradores do condomínio Parque Ilha do Sol, localizado na Avenida Caetano Ruggieri, próximo a entrada do bairro São Camilo, fizeram um protesto na quinta e sexta-feira. Eles chegaram a fechar um trecho da Avenida nas duas ocasiões, para protestarem contra a constante de falta d’água no local.

O Jornal de Itu fez uma live mostrando o protesto. A CIS alega, em inúmeras vezes, que o local está com falta de água por problemas internos. Apesar das constantes reclamações, a autarquia nega que haja racionamento na cidade neste ano. No ano passado, a cidade chegou a ficar 8 meses com racionamento.

Conta pra gente: como está o abastecimento de água no seu bairro neste mês?

24 thoughts on “Justiça obriga Itu a fornecer água para a população

  • Eu estou a 7 dias sem água na torneira. Quando mandam caminhão pipa tem que ter alguém para subir até a caixa d’água no telhado para abastecer. Conclusão, fiquei sem água por estar sozinha em casa.

    Resposta
    • Aqui no nossa senhora Candelária sem água desde quarta feira não sai uma gota na torneira
      Liguei várias vezes na cruz eles falaram que tá tudo normal sem racionamento e que passaria ao setor responsável e não resolve nada desrespeito a população
      O único jeito é ir embora desta cidade medíocre por falta de administração infelizmente
      Isso é humilhante para o povo

      Resposta
    • Estou sem água há 15 dias, totalmente sem agua há 15 dias.
      Aqui no Bairro Brasil, dificilmente tem agua,tem muito ar nos canos mas agua nao vejo há tempos, esta pior que 2014.

      Resposta
    • Privatizou o serviço de água e esgoto em Itu com a promessa de investimentos no abastecimento de água e redução de tarifa , o que aconteceu, continua faltando água e com aumento da tarifa, privatizou !!!

      Resposta
  • Moro no condomínio Villas do Golfe e não tem água desde quinta de manhã.

    Resposta
    • Aqui no Alberto Gomes, estamos sem água na torneira desde quarta feira, liguei na CIS e me informaram que o reservatório está com nível baixo, e não sabe quando vai vir água.
      Estou comprando galão de água para fazer comida, tomar banho, jogar na descarga, beber e passar pano no chão.
      Não sei até quando poderei comprar, meu dinheiro já está acabando….

      Resposta
      • Minha mãe tem 75 anos, mora no Jardim Eridano e já faz muito tempo que água nem enche as caixas, chega tão fraca na torneira da rua e não sobe. Pra conseguir pegar nos baldes, tem que levantar de madrugada,pra pegar. Não dá nem pra tomar banho de chuveiro, pra tudo tem que pegar nos baldes, isso é um descaso com os munícipes.

        Resposta
  • Estou sem água na caixa há dias. Portal da Vila Rica.

    Resposta
  • Boa noite. Moro no bairro Alberto Gomes, e desde a última semana do mês de junho venho sofrendo com racionamento de água, no máximo a água chega às 05:30 da manhã e quando é 09:30 já não tem mais nada de água na torneira. E agora desde quinta feira estou sem água, ja faz dois dias que não v água no bairro e nem caminhão pipa passa na rua oferecendo água. Queremos solução, já que a companhia alega que está com abastecimento normal.

    Resposta
  • Pingback: Justiça obriga Itu a fornecer água para a população » Agenda Itu

  • Moro no Presidente Médice, estamos a uma semana sem água, qndo vem o caminhão pipa, tem que ter alguém para subir no telhado, ou a mangueira do caminhão é curta e não chega onde está a caixa d’água.
    Vivemos um inferno, e quando liga na CIS, eles dizem que não tem problema nenhum.

    Resposta
  • Como podemos fazer uma denúncia, já que existe a multa? Aqui estamos sem água há 8 dias

    Resposta
  • Aqui no Bairro Nossa Senhora da Candelaria, na parte mais alta perto da AV. Caetano Ruggieriwstamis a 8 duas sem um pingo de água. Me parece que a parte que tem menos água é perto desta avenida que deve ter uma deficiência na distribuição.

    Resposta
  • O loteamento monte rei em Itu está a mais de 12 meses de atraso para entrega pois a cis não consegui levar água

    Resposta
  • Moro no Parque Industrial, ao lado da Pista de Skate. Todo dia falta água. Final de semana qdo tem água no sabado não tem domingo. Esta companhia é um lixo. O serviço é pessimo.

    Resposta
  • Aqui no meu bairro no Parque Nossa Senhora da Candelária a água vem a cada dois dias, mas com muita fraqueza não chega no reservatório não tem força é uma falta de respeito com todos os impostos que pagamos é um absurdo, no condomínio próximo aqui não falta água mas na casa da população falta e a mais pobre que é o meu caso

    Resposta
  • Moro no condomínio Vilas do Golf e já 6 dias que estamos sem nenhuma hora de água e até o momento nada foi resolvido, por favor espero que essas multas sejam aplicadas, só assim a prefeitura vai tomar alguma atitude.

    Resposta
  • Estamos sem agua em casa há mais de 10 dias. É vergonhoso essa falta de água, pagamos impostos, não temos água, mas a conta da mesma o valor não diminui. Quem vai ressarcir o valor do caminhão que tive que comprar para abastecer minha residência? Como fazemos a denúncia? Sou moradora do Portal da Vila Rica.

    Resposta
  • No Cond.Ilhas do Mediterrâneo temos que comprar caminhões pipa para abastecer as Torres. E a CIS cobra a conta de consumo do que passa pelo hidrometro dos apartamentos, ou seja, a CIS não fornece a água mas cobra a água que pagamos ao caminhão pipa. Isso é um assalto ao consumidor!

    Resposta
  • Pingback: Ministério Público explica como população deve agir se Prefeitura descumprir decisão do STF - Jornal de Itu

  • Pingback: Bica da Santa Terezinha se torna alternativa para falta de água - Jornal de Itu

  • Aqui no centro estou sem agua intermitente leva de 7 a 15 dias completamente sem algua onde tenho que buscar nas bicas ou comprar caminhão pipa de terceiros. Aberto varios chamados inclusive na ouvidoria e nada e feito, entrei com um processo mas a juiza do MP indeferiu. Mesmo sem agua as contas continuam vindo. Descaso da CIS.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *