Ladrão que foi rendido por vítima é solto e volta a furtar
Na tarde deste domingo, 19, policiais militares flagraram dois homens tentando abrir a porta de um Jeep Renegade, na Rua Floriano Peixoto, próximo ao Largo do Quartel, onde ocorria a Festa de Santa Rita.
Um deles fugiu mas foi capturado logo em seguida. Os dois confessaram que também tinham tentado furtar um moto que foi localizada com a ignição danificada. Ambos foram encaminhados para a delegacia, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Uma ocorrência relativamente comum, se um dos elementos não fosse o mesmo que foi preso na tarde de sábado, 18, em Salto, após tentar furtar uma moto e ser imobilizado pela vítima (leia aqui).
Ele passou por audiência de custódia no domingo, foi liberado, e horas depois já estava novamente praticando o furto.
Nesta segunda-feira, 20, ele novamente passou pelo Fórum e teve a sua prisão preventiva decretada. Ele foi transferido para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba *.
Audiência de Custódia
Desde 2015, todas as pessoas que são presas em flagrante devem, no prazo de 24 horas, serem ouvidas por um juiz. Ele avalia se é necessário manter a pessoa presa, se pode sair mediante fiança, se cabe uma medida punitiva de caráter educativo — como, por exemplo, tornozeleiras eletrônicas — ou até mesmo se deve ficar em liberdade, por não ter sua prisão justificada.
Desta forma, a Audiência de Custódia confere ao cidadão preso em flagrante o direito de ter seu caso reanalisado por um juiz, que verá a legalidade da sua prisão em tempo excessivamente curto e, ainda, com a garantia do contato pessoal.
(Com informações da Polícia Militar e do site Jus Brasil)
(* Nota da Redação: esta matéria foi editada no dia 21 de maio de 2019, para corrigir a informação de que ele havia sido solto novamente na segunda-feira. Pedimos desculpas pelo nosso erro).