Laurentino Gomes é atração na Semana Ettore Liberalesso

O escritor Laurentino Gomes, autor da celebrada trilogia “1808”, “1822” e “1889”, será a grande atração da Semana Cultural Ettore Liberalesso, que ocorrerá de 25 a 29 de março, em Salto. Realizado pela Academia Saltense de Letras (ASLe), o evento deste ano será norteado pelo tema “À luz da História”, com o intuito de valorizar os registros do passado, os historiadores saltenses e o patrimônio cultural de Salto.

Confira a programação completa:

25/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Pç. Paula Souza, 30, Salto/SP)

Sessão Solene de Abertura; apresentação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari; inauguração do stand itinerante para venda de livros a preços promocionais.

 

26/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Pç. Antônio Vieira Tavares, 73, Salto/SP)

Palestra “A contribuição da Literatura para o estudo da História”, pelo jornalista e escritor Laurentino Gomes, seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura. Laurentino é autor da celebrada trilogia “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil e “1889”, sobre a Proclamação da República.

 

27/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Pç. Antônio Vieira Tavares, 73, Salto/SP)

Painel “O futuro de Salto à luz da história – o que fomos e o que seremos”. Entrevista ao vivo com o prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o empresário Weber Dalla Vacchia (Lojas Cem) e os professores do Ceunsp Estevam Vanale Otero (Arquiteto e Urbanista, Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP) e Renata Segalla (Arquiteta e Urbanista, Geógrafa, Mestre em Engenharia Urbana pela Ufscar). A mediação será da jornalista Mirna Bicalho.

 

28/03 às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi (R. José Galvão, 104, Salto/SP)

Palestra “A História de Salto nos escritos do passado”, pela pesquisadora e documentarista Anicleide Zequini (Mestre em História pela Unicamp e Doutora em Arqueologia Histórica pela USP); abertura de exposição temporária em homenagem aos historiadores saltenses já falecidos: Adriano Randi, Ettore Liberalesso, João Mateus Bombana, José Dias da Silva, Luiz Castellari e Valderez Antonio Bergamo Silva; premiação do 1º Concurso de Contos da ASLe; performance com a participação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

29/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Pç. Paula Souza, 30, Salto/SP)

Encerramento Solene da Semana; palestra “A presença negra na história de Salto” pela cineasta, produtora cultural e professora Lilian Solá Santiago (Mestre em Integração da América Latina pela USP); Posse Acadêmica do advogado e cronista Bernardo Jerônimo de Campos na cadeira nº 30 (patrono Jorge Amado); apresentação do Coral Vozes Afro, sob regência do maestro Marcos de Oliveira.

 

Prêmio Jabuti

Laurentino Gomes conquistou seis vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Em “1808”, o autor trata sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; em “1822” aborda os meandros da Independência do Brasil e em “1889” enfoca a Proclamação da República. Ao todo, suas obras já venderam mais de 2 milhões de cópias no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Graças à repercussão de seu trabalho, o autor já foi eleito duas vezes pela revista Época como um dos cem brasileiros mais influentes do ano.

Desde 2015 Laurentino desenvolve um novo projeto: uma série de três livros sobre o período da escravidão no País, a partir de entrevistas e pesquisas em bibliotecas e museus no Brasil e no exterior, incluindo países de três continentes – América, Europa e África – relacionados à história da escravidão do mundo. A ideia é lançar o primeiro volume em 2019 e concluir a trilogia até 2022.

 

Ettore

A Semana Ettore é um evento anual criado em 2017 para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e é organizada pela ASLe, com a colaboração, neste ano, da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Em suas próximas edições, a Semana abordará outros temas e personagens de relevância para a cultura e para a História de Salto, com os propósitos de se tornar parte do calendário cultural permanente da cidade e estabelecer uma ponte entre a ASLe e a sociedade saltense. A programação completa de 2019, a ser divulgada em breve, oferece acesso gratuito e aberto ao público em geral. Inclui ainda posse de dois novos acadêmicos, um concurso de contos, palestras, debate, exposição, feira de livros e apresentações artísticas.

Crédito da foto: Globo Livros / Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: