Leitor denuncia que idosos ficaram 12h sem atendimento e sem alimentação no UPA
Acompanhantes de pacientes reclamam de demora no atendimento e falta de profissionais
Um leitor, que prefere não revelar o nome por medo de represália, entrou em contato com a redação do Jornal de Itu para denunciar o mau atendimento na Unidade de Atendimento (UPA) Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com ele, no último dia 15, dois idosos de 96 anos e 72 anos, precisaram de atendimento médico. Chegando ao local, com suas cuidadoras, os idosos não receberam o atendimento imediato. Pelo contrário, ficaram mais de 12 horas aguardando atendimento médico dentro da sala de observação. “Após 12 horas esperando algum médico atender o idoso, a cuidadora me ligou preocupada pela demora e temendo que algo pudesse ocorrer com ele”, contou.
Ele disse que após a ligação foi até a UPA para saber o que estava ocorrendo e disse que encontrou um lugar caótico. Lotado de pessoas precisando de atendimento médico e poucos profissionais da saúde. “Está faltando gestão e organização. Como que pode deixar idosos esperando mais de 12 horas por atendimento médico, sem medicação e sem alimentação. E se acontece algo com eles? Quem se responsabiliza?” indagou. “O descaso para com os pacientes é perceptível”, enfatiza.
Sobrecarga
Elea nos conta que enquanto estava dando suporte as cuidadoras dos idosos percebeu a falta de profissionais de saúde. “A chefe de enfermagem parecia perdida como se não soubesse mais o que fazer com tantos pacientes aguardando atendimento na sala de observação”, disse. “Além disso, o médico conversou comigo e foi muito franco. Disse que está sozinho na UPA e que como a cidade não tem hospital, todos os que precisam de atendimento médico, sendo casos leves ou graves, vão para a UPA. Nem posso culpar os que estão trabalhando, porque estavam sozinhos pra atender um monte de gente. A UPA estava lotada”.
Segundo o denunciante, o idoso de 96 anos está com pneumonia e ainda está internado na UPA.
A idosa de 72 anos teve infecção urinária, foi atendida, medicada e teve alta na tarde desta segunda-feira (17). Porém, ela nos conta que assim que deu entrada na sala de observação, a mesma foi colocada em uma ala da Covid-19. “Mesmo ela não tendo nenhum sintoma gripal, colocaram a idosa na de Covid. Olha a irresponsabilidade”, disse.
Registro da queixa
Uma pessoa formalizou a queixa através do e-mail da Secretaria de Saúde de Itu e obteve retorno nesta segunda-feira (17), às 12h45. Em resposta a denúncia, a pasta disse que será feito um levantamento do prontuário médico, e assim que possível dará um retorno.
Quanto ao atendimento, a Secretaria disse que se trata de uma empresa terceirizada e com as reclamações irão entrar em contato com a empresa contratada para que seja feita as melhorias necessárias.
“Eu entendo que vivemos um momento diferente dos demais, uma crise, uma Pandemia que trouxe desafios inimagináveis para os gestores. Mas as situações que presenciei demonstra uma falta uma organização, incompetência e descaso dos gestores, que pode ampliar o número de vítimas no município”, enfatiza.
E finaliza dizendo que a população de Itu necessita de um atendimento mais digno e humanizado, sem esperas infinitas e, acima de tudo, ser respeitado não só como paciente, mas também como indivíduo. “A maneira como o cidadão Ituano é tratado quando necessita de atendimento de saúde, mostra a triste realidade da administração pública em zelar por esse direito garantido constitucionalmente. Descaso, negligência e principalmente a falta de respeito com os cidadãos ituanos é um assunto que merece mais atenção”.
Gazzola Político Charlatão.
Quando precisar de atendimento médico, mande sua família nesse Upa , mas sem regalias no atendimento ou exclusividade, algo como o cidadão comum seria atendido
Sr. Gazzola
Regace as mangas e vá trabalhar, faça jus aos votos que recebeu.
Não deixe nossa cidade perecer nesse caos, o povo não merece esse descaso.
Sr. Gazzola
Regace as mangas e vá trabalhar, faça jus aos votos que recebeu.
Não deixe nossa cidade ficar nesse caos que está, o povo não merece esse descaso.