Liga Ituana diz que Campeonatos Amadores não acontecerão neste ano

O presidente da Liga Ituana de Futebol, Nélio Ferreira, enviou uma nota para a imprensa na tarde desta segunda-feira (29), anunciando que neste ano não haverá campeonatos amadores na cidade.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

“A Liga Ituana de futebol, resolveu trancar todos os seus campeonatos em 2024, Amador Especial, Amador Ouro, Amador Prata e Amador Bronze, pois não terá à disposição os campos da cidade. Além disso, não teremos a taxa de arbitragem que nós conseguimos com muita luta em governos passados, e com isso ficou inviável a Liga Ituana promover o campeonato. Voltaremos em 2025 com as mesmas formações”, disse Nélio.

Ele ainda afirma que é “fake news” a notícia de que a Prefeitura deverá promover o Campeonato. “O campeonato Amador Especial de Itu foi criado e organizado pela Liga Ituana de Futebol há mais de 65 anos, jamais foi organizado pela prefeitura de Itu”.

Segundo ele, após assumir a Liga em novembro de 2022, depois da renúncia do ex-presidente Diego Corsi (Teta); em janeiro de 2023, tentou  marcar uma reunião com o prefeito Guilherme Gazzola, mas este não o recebeu.

Através do dirigente de um clube, soube que o prefeito “só liberaria o início do campeonato e a volta das finais no estádio mediante a limitação dos jogadores da cidade nos campeonatos.”

Por estar muito encima para mudar as regras naquele ano, ficou acertado de que isto iria valer a partir de 2024.  “Ele aceitou, então fizemos a mudança no regulamento, avisamos os clubes, nenhum time se manifestou naquele momento…”, conta ele.

“Em novembro, tive reunião com o atual Secretário de Esportes e ex-presidente da Liga Diego Corsi, que no decorrer das conversas, me passou que não iria se opor a inscrição dos jogadores de fora e que não era a favor da limitação. Com o aval do atual Secretário, eu liberei os clubes para contratarem à vontade, só que depois de uns dez dias o Gilmar ligou para ele, mandando ele voltar atrás do que havia combinado comigo em reunião. Com isso, alguns clubes se revoltaram e ameaçaram abandonar o campeonato caso houvesse limitação, então para não ficar sem solução, a Liga foi democrática, colocando em votação a pauta, das 14 equipes presentes, 13 votaram a favor de não limitar a presença dos jogadores de fora e se houvesse resistência por parte da prefeitura, nenhuma equipe disputaria o campeonato…”, narra o presidente.

Ele ainda conta, que depois dessa reunião marcou novo encontro  com o Diego Corsi, mas na véspera da reunião, a prefeitura divulgou que iria fazer os campeonatos em 2024.

“A Liga por sua vez ainda tentou algum diálogo, mas o prefeito manteve sua postura. Diante disso, só nos resta cancelar o evento neste ano”, conclui.

A Prefeitura ainda não se manifestou.

(Foto ilustrativa: Liga Ituana de Futebol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *