Loja de Itu é vítima de invasão no Instagram e WhatsApp

Perfil de vítima continuou sendo utilizado para postagem de venda de aparelhos; prejuízo pode chegar aos R$ 100 mil

Bruno Pacheco ficou com o celular indisponível logo pela manhã do dia 12 de abril. Pensou ser algo temporário, mas ao ir até a loja de sua operadora foi informado de que havia sido realizada portabilidade de seu número. “Foi aí que eu percebi que as minhas contas do Instagram (pessoal e profissional) tinham sido invadidas. Comuniquei imediatamente ao nosso jurídico, escritório Genari Advocacia e em menos de duas horas o processo foi feito informando a invasão e pedindo o restabelecimento imediato”, relatou Bruno Pacheco, sócio proprietário da TECSERVICEBR.

O juiz responsável determinou que o Facebook restabelecesse as contas no prazo máximo de 72 horas. No mesmo dia foi protocolada decisão na sede do Facebook com prazo final no último sábado, dia 16.

No momento o processo segue sob segredo de justiça, por existir uma série de informações sensíveis. Mas o objetivo principal é derrubar todas as páginas falsas e identificar todos os responsáveis por tais golpes.

Entretanto, apesar das contas terem sido recuperadas, a vítima ainda está sem acesso ao WhatsApp (11) 9 7229 1379. “Isso também já foi informado no processo. Provavelmente haverá uma aplicação de multa pelo descumprimento da decisão judicial, continuaremos fazendo tudo que for possível, para também reavermos o WhatsApp”, ressaltou o advogado Danilo Genari.

Impotência

Perfis no Instagram viraram alvos de criminosos que utilizam várias técnicas para roubar contas e induzir seguidores a realizarem transferências, normalmente por PIX.

Há pelo menos 3 anos, a TECSERVICEBR tem sido vítima de golpes, mas neste caso se criavam falsos perfis utilizando suas imagens. Bruno acredita que foi a partir do momento que começou a vender para pessoas influentes.

Assim que descobria pedia a amigos, clientes e seguidores para denunciar os perfis, mas sempre alteravam de nome. Um deles chegou a mudar mais de 100 vezes.

Entretanto nada comparado ao da última semana. “Foi sem dúvida nenhuma, um dos piores momentos da minha vida, é muito injusto, pois tudo que havíamos construído em mais de 6 anos de empresa, simplesmente desapareceu, de uma hora para outra. Mas, foi emocionante ver o tanto de gente que nos apoiou, que conhece, ama e respeita o nosso trabalho. Nada disso seria possível sem cada um deles”, relata.

Segundo Bruno, o prejuízo causado a pessoas de boa-fé pelos criminosos que invadiram suas contas pode ter ultrapassado os R$ 100 mil.

Medidas

Com o aumento no número de casos tanto de perfis profissionais como pessoais a orientação do advogado Danilo Genari é agir rapidamente com o registro de Boletim de Ocorrência e pedido judicial para restabelecimento das contas. Bruno também contou com assessoria de Neto Belon, profissional especialista em procedimentos de recuperação de contas e segurança digital.

Ainda segundo Bruno, será tomada outra medida que é a autenticação de dois fatores da TECSERVICEBR que consistirá em uma chamada de vídeo de alguns segundos apenas para confirmar a legitimidade da compra e dar mais segurança aos clientes.

Vale também buscar meios de informar o maior número de pessoas possível sobre o golpe para que não se corra o risco de ser vinculado e responsabilizado. “Fomos processados por uma pessoa que entendeu que tínhamos culpa pelo ocorrido, mas conseguimos demonstrar que não poderíamos ter feito nada além de tudo que fizemos para evitar o ocorrido e ganhamos o processo”, finaliza.

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