Mãe de autista diz que, mesmo com cartão cidadão especial, não teve direito a atendimento prioritário
Apesar disso, ela diz ter esperança de que algo será feito de bom
A leitora do Jornal de Itu, Jéssica Torrezan, entrou em contato com a nossa redação após publicarmos uma matéria sobre o Cartão Cidadão para autistas.
Ela conta que participou de reunião na Prefeitura e fez o cartão para o seu filho. “O encontro foi muito bagunçado pois muitos pais e mães queriam desabafar, falar do seu caso, mas avisaram que não daria para dar atenção a todos, era para falar de uma forma geral”, conta.
“Eu entendo que a prefeitura tem boa intenção, quer fazer algo pela gente, pelos autistas. Na plataforma do site da Prefeitura tem uma área para pré-cadastro para isenção de transporte para autistas. Eu não vi divulgarem isso em lugar nenhum, mas acho que é uma coisa boa, preciso ter esperança de que algo será feito”, diz.
A mãe também diz que críticas sobre o símbolo usado no cartão, com a imagem de uma cabeça e um cérebro, não é ofensivo. “Esse é um símbolo que deve ser usado aqui no Estado”. Ela enviou ao site o link desta reportagem: https://blog.autismolegal.com.br/rg-deficiente/.
Apesar de ser comedida em críticas e ter esperança de ações concretas, Jéssica afirma que foi levar seu filho para vacinar e descobriu que o cartão, efetivamente, não funciona para atendimento preferencial, já previsto em lei.
“Levei meu filho para vacinar e tinha 7 crianças na frente. Eu falei com a moça do posto, mostrei o cartão, mas ela disse que eu teria que esperar da mesma forma. Meu filho ficou muito agitado e tive que vir embora, senti até um ar de deboche da atendente quando sai… Infelizmente, o cartão não funcionou como disseram. Mas mesmo assim tenho esperança de que algo será feito, se eu perder a esperança não me resta mais nada…”
Questionamos a Prefeitura sobre os assuntos abordados pela leitora, mas não tivemos retorno.
Pingback: Mãe de autista diz que, mesmo com cartão cidadão especial, não teve direito a atendimento prioritário » Agenda Itu