Maria do Carmo se despede de Câmara de Vereadores

Na terça-feira (10), durante a última sessão legislativa de 2024, Maria do Carmo Piunti, 70 anos, se despediu de sua cadeira na Câmara de Vereadores, após oito anos.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Neste ano, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa do deputado Rodrigo Moraes. O colega Eduardo Ortiz destacou que, se ela tivesse sido candidata a vereadora, estaria certamente eleita.

Em1982, foi eleita a vereadora mais jovem da história da cidade, aos 28 anos. Em 1983, foi a primeira mulher a presidir a Câmara, período em que revogou a verba especial para o presidente, igualando sua remuneração à dos demais vereadores.

Durante sua gestão, foi responsável pela criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA), do Conselho Municipal de Consciência Negra e do Fundo Social de Solidariedade, no qual foi a primeira presidente.

Em 1987, Maria do Carmo assumiu como deputada estadual, após ser eleita a primeira mulher ituana para o cargo. Durante dois mandatos consecutivos, trabalhou em projetos como a aprovação da lei que originou o bairro Cidade Nova, a duplicação das rodovias Itu-Porto Feliz e Itu-Jundiaí, e a construção de escolas estaduais e habitações da CDHU.

Depois de quase duas décadas fora da política, Maria do Carmo voltou à Câmara em 2016, reeleita em 2020. Em seus dois últimos mandatos, destacou-se por ações relacionadas à fiscalização e por sua posição contrária à taxa de lixo.

Confira abaixo momentos históricos em que a vereadora esteve presente:

Se formando em Direito pela Faditu

Nos anos 80, com o então governador Franco Montoro e sua esposa Lucy

Primeiro mandato de deputada estadual, em 1987

Na presidência da Câmara, com Fernando Henrique Cardoso

No primeiro mandato de vereadora, em 1983, com o marido Lázaro Piunti e os filhos

No Movimento das Diretas Jà, em 1984, com os filhos Marcelo, Guilherme e Júlio

Comemorando a vitória para deputada, em 1994

Em 1998, com Mário Covas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *