Membros da Comissão Científica do Restauro do Cruzeiro Franciscano pedem desligamento em massa

A Comissão Científica de Acompanhamento do Restauro do Cruzeiro Franciscano de Itu pediu desligamento, em massa, de suas funções. Fazia parte do grupo especialistas doutores da área de Museologia, Patrimônio, Preservação e Restauração.

Pediram afastamento:  Emerson Ribeiro Castilho, Diana Farjalla Correia Lima, Anicleide Zequini, Eliane Aparecida Del lama, Percival Tirapeli e Marcos Tognon.

No dia 18 de setembro, o prefeito publicou uma portaria com novos membros da Comissão: a Secretária de Cultura, Sabrina Souli, a Secretária Adjunta da Secretaria de Obras, Ana Paula Capelli, o engenheiro da Secretaria de Obras, Antonio Luiz Gatti de Oliveira, e o turismólogo Fábio Grizotto, também servidor municipal. A arquiteta Maria Helena de Araújo representa a  Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itu.

Restauro

Com início do restauro em janeiro de 2021, o Cruzeiro Franciscano é o único elemento que restou do conjunto arquitetônico franciscano do final do século XVIII.  A realização do trabalho se deu após verba conquistada junto ao Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

Em maio do ano passado, a Prefeitura chegou a divulgar que o restauro chegava a parte final, mas as obras estão paralisadas há meses.

Questionada, a Prefeitura não se manifestou.

(Foto: Rosana Bueno/Jornal de Itu)

One thought on “Membros da Comissão Científica do Restauro do Cruzeiro Franciscano pedem desligamento em massa

  • Está lá parado quase que uma eternidade! Justifica-se com qual argumento? É um cruzeiro, não a reconstrução de Hiroshima e Nagasaki…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *