Mercado gráfico se reinventa com novas demandas
O mundo digital chegou para ficar, e com ele as demandas físicas de diversos produtos diminuíram ou até mesmo se extinguiram. A pandemia acelerou as transformações dos últimos anos e a maneira que o consumidor age impacta diretamente na maneira como o mercado gráfico se reinventa.
Desafios e oportunidades andam paralelos, e estar atento às novas realidades do setor é fundamental. O mercado gráfico mudou muito: houve uma diminuição muito grande em revistas e periódicos, mas um aumento grande em embalagens e consumíveis. Papeis de reflorestamento e reciclado também estão tendo uma grande demanda nos dias atuais.
As empresas que não ficaram na mesmice ou empacadas com as ideias antigas conseguiram se manter, hoje a gráfica precisa abrir mais seu leque para atender diferentes ramos e em quantidades muito variadas, desde pequenas a grandes tiragens. Ficar em um só segmento pode ser fatal para os negócios.
O ramo também passou a atender as empresas que passaram a fazer seus relatórios para os funcionários e pontos de vendas, fazendo com que a área gráfica precisasse de ajustes, e novos produtos para suprir os antigos que foram se extinguindo.
Não podemos brigar com o digital, mas andarmos em sintonia com as inovações e investir em novas tecnologias, pois o mundo gráfico ainda tem muito o que se desenvolver.
- Giovani Guarnieri. Na área gráfica há 22 anos, o profissional de 40 anos entrou como auxiliar de produção e atualmente é sócio de uma gráfica em Itu.