Ministério da Saúde e Governo do Estado iniciam processo de certificação em Itu

Técnicos do Ministério da Saúde e representantes do Governo do Estado de São Paulo estão em Itu nesta semana para iniciar o processo de avaliação que poderá resultar na Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e na conquista do Selo Prata da Sífilis. A visita oficial começou nesta segunda-feira (21/07), com recepção na Prefeitura Municipal pelo prefeito Herculano Passos, pelo secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, e pela secretária adjunta, Elissandra da Mota.

A certificação representa um marco na saúde pública e reconhece os municípios que atingem metas específicas no combate à transmissão vertical — aquela que ocorre da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação — do HIV e da sífilis congênita.

“Buscar essa certificação é um ato inédito em Itu e representa um passo significativo para melhorar a saúde materno-infantil, porque a eliminação da transmissão vertical dessas doenças contribui para a redução da morbidade e mortalidade da mãe e do bebê”, destacou o secretário Tiago Texera.

Participaram da reunião de abertura os técnicos do Ministério da Saúde Ana Paula Betaressi da Silva, José Boullosa Alonso Neto, Rosangela Maria Magalhães Ribeiro e Vaneza de Andrade da Fontoura do Canto; o representante do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids de São Paulo, Jean Carlos de Oliveira Dantas; a diretora substituta do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, Caroline Antunes Mayard; e a interlocutora regional de IST/Aids, Nelly Tereza Pagan Litterio.

Também estiveram presentes o diretor geral dos Ambulatórios, Dr. Márcio Jorge; a enfermeira e coordenadora do ISTs/AMI e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Michelle Freire dos Santos Almeida; o enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Sílvio Neves; e a enfermeira e coordenadora dos Ambulatórios, Ruth de Souza Lima.

Após o encontro na Prefeitura, a comitiva participou de uma reunião técnica de apresentação da rede municipal de saúde e deu início às visitas aos serviços de saúde que seguem até quarta-feira (23/07). Nesse período, serão visitadas as seguintes unidades: Unidade Básica de Saúde – UBS 09, CRAS Pipa, Laboratório Municipal, Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência da Mulher, UBS 11, SAE/AMI – Serviço de Atendimento Especializado/Ambulatório de Moléstias Infecciosas e Hospital Santa Casa de Itu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *