Ministério Público acolhe denúncia e vai investigar Cartão Cidadão

O Ministério Público aceitou uma denúncia e vai investigar o caos registrado com relação ao Cartão Cidadão em Itu (SP). As reclamações das pessoas esperando para fazer o cartão e também sem atendimento por ainda não ter o cartão foram juntadas pelo vereador Eduardo Ortiz e protocoladas no MP. O cumprimento do contrato será analisado, a denúncia sobre isso foi aceita pela Promotora de Justiça Ana Helena de Almeida Prado Poltronieri de Campos.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Ela determinou que sejam notificadas a Prefeitura e a empresa Assist Soluções em TI Eireili, responsável pela prestação de serviços de confecção e cadastro dos cartões. O contrato está estimado em R$ 1,6 milhão. “São necessárias investigações mais aprofundadas, com análise de toda documentação relacionada à licitação, ao contrato e à fiscalização de sua execução”, diz o documento do MP.

Para acatar a denúncia, o Ministério Público considerou que a implantação do cartão era para “garantir facilidade aos residentes de Itu ao acesso a serviços, fato que não ocorrendo, ao contrário, o acesso vem sendo dificultado” e que “a quantidade [de pessoas para fazer o serviço], de fato, tem sido insuficiente” [e em menos locais do que o previsto na contratação].

Denúncia

No documento, o vereador diz que “há cerca de 30 dias a Prefeitura passou a noticiar que sem estar de posse do cartão cidadão não seria mais possível ter acesso aos serviços da Prefeitura, mesmo diante de todo o transtorno causado aos munícipes com a ineficiência do atendimento para a confecção do cartão” e que é “inadmissível negar um direito constitucional do cidadão de livre acesso à saúde.”

Ortiz prossegue. “Solicito à esta Promotoria (…) as medidas necessárias e cabíveis à proteção dos direitos dos munícipes, sobre tal abusiva exigência do cartão cidadão para o acesso aos serviços públicos, com a suspensão de tal exigência até que a totalidade dos munícipes tenha conseguido acesso à confecção do cartão.

Vale lembrar que o MP já tem uma determinação sobre a obrigatoriedade do cartão. Leia aqui.

2 thoughts on “Ministério Público acolhe denúncia e vai investigar Cartão Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *