Ministério Público explica como população deve agir se Prefeitura descumprir decisão do STF

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O Jornal de Itu publicou no sábado a decisão da Justiça de que a Prefeitura e CIS não podem ficar sem abastecer a população da cidade por mais de 48h. Centenas de leitores afirmaram que isto não está sendo cumprido, mas não sabem como agir diante do descumprimento judicial.

Questionamos o Ministério Público de Itu que nos retornou. Segundo o MP, “os consumidores eventualmente lesados ou afetados poderão, a partir da sentença e acórdão proferidos, que se constituem em título executivo judicial de interesse individual, ajuizarem as necessárias ações de cumprimento de sentença para fazerem valer a decisão judicial, fazendo prova do desabastecimento de água por prazo superior a 48h.  As medidas judiciais devem ser buscadas por meio de advogado(a) particular ou pela assistência judiciária gratuita realizada pela OAB local”, em caso de não terem condições financeiras para contratarem um advogado.

A OAB local atende pelo e-mail itu@oabsp.org.br ou pelo telefone (11) 4013-4417.

Fake News

Um leitor afirmou ao Jornal de Itu que entrou em contato com a CIS e que a resposta foi que a notícia veiculada é “especulação da mídia”. Para não deixar dúvidas a respeito, em anexo publicamos os documentos relativos à Ação Civil Pública. Eles podem ser acessados aqui., aqui e aqui.

Cópia da ACP nº 1005578-54.2014.8.26.0286 pode ser obtidas por meio de acesso ao portal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: https://esaj.tjsp.jus.br.

Curiosidade

A ação começou com a crise hídrica de 2014, e uma das pessoas que acionou o MP na época foi o atual Secretário de Educação, Plínio Bernardi Jr, responsável pelo Observatório Social de Itu.

One thought on “Ministério Público explica como população deve agir se Prefeitura descumprir decisão do STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *