Mito ou verdade: colesterol é prejudicial à saúde?
Desde que o mundo é mundo temos essa crença que o colesterol é um dos principais vilões que podem existir em um organismo. Porém, as pesquisas mais atuais revolucionaram o conhecimento nesta área e indicam que muito daquilo que pensamos sobre o colesterol está simplesmente ERRADO!
Mas se não faz mal a saúde, então por que todo mundo acha que faz? No ano de 1900 foi realizado um experimento em coelhos onde foi aplicado doses altíssimas de colesterol, porém, eles não levaram em conta que o organismo tanto na fisiologia como no metabolismo são completamente diferente do seu humano e em meados de 1950 foi feita uma pesquisa populacional que compara o consumo de gordura de alguns países e os níveis de doenças cardíacas.
Acontece que essa pesquisa é muito falha, e o próprio autor da pesquisa, Ancel Keys, reconhece que não há prova alguma de alguma relação entre colesterol alimentar ou gordura animal e doenças cardiovasculares.
Esses dois fatos contaminaram uma boa parte da classe médica e da mídia, assim começando a crença de que o colesterol e a gordura saturada são maléficos.
Ao contrário do que pensamos o colesterol possui muitos benefícios: ele é um pró-hormônio responsável por regular mais de 2000 funções do seu corpo, incluindo a imunidade, a fixação do cálcio nos ossos, interage com os raios de sol para criar a essencial vitamina D, entre outros.
Mas, vale lembrar, que assim como qualquer outra coisa, tudo em excesso faz mal!!!
- Paula Nunes, nutricionista