Moradores de Itu e região podem agendar gratuitamente coleta de geladeiras para reuso

Iniciativa visa fomentar a reciclagem em Jundiaí, Itu, Itupeva, Cabreúva, Salto e Valinhos

Sabe aquele freezer ou geladeira que quebrou e não vale a pena consertar e não se sabe como descartar? A Dow, em parceria com Instituto Akatu e a Indústria Fox, começa a Campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” para a coleta seletiva e a reciclagem destes eletrodomésticos  em Jundiaí, Itu, Itupeva, Cabreúva, Salto e Valinhos.

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, iniciativa tem como objetivo facilitar as condições para a gestão dos resíduos e reutilização dos materiais contidos nestes aparelhos, fomentando a circularidade e o desenvolvimento socioeconômico na região onde está sendo realizada.

A Indústria Fox, situada em Cabreúva (SP), é a responsável pela coleta e reaproveitamento de peças e materiais dos eletrodomésticos descartados.

Além de a possibilidade de agendamento para coleta gratuita da geladeira ou freezer antigo na residência do consumidor, há ainda a oferta de desconto na compra dos eletrodomésticos remanufaturados mediante o descarte da geladeira ou freezer usado. 

As informações sobre como agendar a coleta gratuita e realizar a compra dos equipamentos com desconto estão disponíveis para a população no link https://bit.ly/projeto-reuse.

13 Torres Eiffel  de sofás e colchões

Criada em 2021, a campanha Reuse tem como objetivo acrescentar valor às espumas de poliuretano (PU) no fim da vida útil e evitar que esses materiais sejam descartados em aterros ou incinerados. As tecnologias para poliuretano estão entre as principais soluções produzidas pela Dow e utilizadas em aplicações de colchões, móveis estofados, sistemas de refrigeração, entre outros.

Em sua primeira fase, as ações foram realizadas na cidade de Hortolândia (SP), com foco na circularidade de colchões e sofás. O projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que resultaram no reaproveitamento de 83,8 toneladas de resíduos, entre madeira, espuma de poliuretano, tecidos, borracha, molas e outros materiais. O total de peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 Torres Eiffel. Além disso, foram realizadas ações educacionais em cerca de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de alunos e comunidades para o descarte correto desses materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *