Moradores reclamam de péssimas condições das estradas
Diversos moradores de vários bairros de Itu procuraram o Jornal de Itu para reclamar sobre as péssimas condições de estradas rurais.
As chuvas dos últimos dias agravaram a situação que, segundo eles, já era péssima, pois as vias já estavam sem manutenção há muito tempo.
Quem depende de transporte público fica sem meio de locomoção, pois os ônibus deixam de transitar em diversos locais para não ficarem presos nos buracos ou na lama.
“Liguei na Secretaria de Serviços Rurais, e o rapaz disse que não tinha como vir arrumar porque tinha acabado o cascalho. Achei isso um absurdo!”, comenta Nerci Mariano Martins da Silva.
Ela mora no bairro Eldorado e fala do sofrimento da população com o caos na estrada. “Na sexta-feira, o ônibus atolou perto da Fazenda Canaã e estamos sem transporte. Meu marido tem 76 anos e hoje teve que ir na cidade, marcar médico para mim, e andou quilômetros até pegar o ônibus. Se alguém passar mal aqui, morre, pois como a ambulância vai chegar? Estamos abandonados.”, lamenta. “Sem ônibus escolar, as crianças ficam sem escola”. Um vizinho gravou a situação.
Na Estrada do Barreiro, a ponte do Moinho Velho caiu e deixou a estrada interditada. Nesta quarta-feira, apenas uma faixa sinalizada o local, que continuava do mesmo jeito.
Outra moradora, Gisele Fernandes, reclama da rua Alberto Rodrigues, Granja Bela Vista, próximo a entrada do condomínio Una. “Encanamento aparecendo, o asfalto com crateras abertas”, conta ela. A leitora Aline Mazaro mora no bairro Melissa e diz que há cinco meses os moradores entram em contato com a Prefeitura e pedem providências, mas sem retorno. “Estava horrível, com as fortes chuvas a situação piorou ainda mais”.
A nossa leitora Nádia enviou um vídeo mostrando as estradas em situação precária, colocando em risco as crianças em um ônibus escolar.
No bairro Apotribu, crianças tiveram que seguir a pé, no meio da lama, para não perder aula, já que não havia como veículos transitarem com segurança.
No bairro Apotribu de Cima, moradores prometem parar a estrada de acesso ao bairro nesta quinta-feira, após uma morte no local.
Entramos em contato com a Prefeitura de Itu e aguardamos retorno.
(Fotos: Divulgação)