Museu Asas de Um Sonho abrirá em Itu em agosto
O Museu Asas de um Sonho irá reabrir as portas, agora em Itu, no próximo dia 10 de agosto, com a exposição “Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação”. Na ocasião, será possível conferir a exposição inédita com réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além dos históricos aviões São Paulo, desenvolvido por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot. Também serão expostos itens pessoais do inventor brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá. A mostra está sendo organizada em parceria com a Fundação Santos-Dumont.
No futuro, o espaço vai abrigar parte do acervo de mais de cem aeronaves, todas históricas, entre elas o Lockheed Constellation e o Supermarine Spitfire, da 2ª Guerra Mundial, bem como os Fokker F-27 e F-100, que fizeram parte da frota da TAM.
O novo museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, que é artista plástico, e administra o FAMA, também em Itu, e é filho do comandante Rolim, que fundou a TAM e o museu junto de seu irmão, João Amaro. Marcos Amaro é também empreendedor na aviação, fundador da Amaro Aviation, empresa de compartilhamento de aeronaves, gerenciamento de frotas e táxi-aéreo.
As aeronaves ficavam expostas no antigo Museu TAM, em São Carlos (SP). No entanto, o local está fechado há mais de dez anos. “Quero dar continuidade ao sonho de meu pai e meu tio, que montaram esse incrível acervo com muito esforço e ao longo de muitos anos”, comenta Marcos Amaro. O museu também contará com diversos objetos pessoais que pertenceram a Rolim e um espaço em homenagem a ele.
Serviço:
Museu Asas de Um Sonho
Exposição: Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação
Abertura dia 10 de agosto, a partir das 14h
Endereço: Centro Cultural Fábrica São Pedro – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu (SP).
Ingressos: a partir de R$ 10, com política de meia-entrada e gratuidades
Foto: Demoiselle no Museu Asas de um Sonho de São Carlos/Wikipédia

É uma boa iniciativa trazer o museu para mais perto de São Paulo eu conheci o museu de São Carlos, meus parabéns.
Fui duas vezes ao museu em São Carlos, é uma experiência incrível aos amantes da história da aeronáutica. Parabéns pela iniciativa em memória ao saudoso Comandante Rolin
PARABÉNS A CIDADE DE ITU AO GANHAR ESTE MARAVILHOSO MUSEU DA TAM
VISITEI ESTE MUSEU EM SÃO CARLOS, E FIQUEI IMPRESSIONADO COM TANTA BELEZA
” CONHECI O AVIÃO QUE FEZ TANTA HISTÓRIA NA ÉPOCA, O AVIÃO DE MILTON TERRA VERDI ( DIÁRIO DA MORTE ), UMA HISTÓRIA DE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA APÓS TER FEITO UMA ATERRIZAGEM NA SELVA ”
A HISTÓRIA DO COMANDANTE ROLIM AMARO JAMAIS PODERÁ SER ESQUECIDO
” UM EMPRENDEDOR PILOTO DA FAMÍLIA OMETTO, QUE FEZ DE UM SONHO UMA REALIDADE . FUNDOU A TAM ” TAXI AÉREO MARÍLIA ”
MARCOS AMARO DEUS TE ABENÇOE SEMPRE E SUA FAMÍLIA 🙏
Boa notícia.
Finalmente este incrível Museo voltará a ser aberto, espero que todas as aeronaves que estavam em São Carlos continuem expostas em Itu. E espero, mas sem esperança, de que a prefeitura de Itu, bem como o governo de São Paulo, trate de dar incentivos para museus, pois a cultura e a História neste país são tratados como supérfluo e inútil o que é uma vergonha nacional.
Que bom. Visitei algumas vezes e era apaixonada por ele. Com certeza voltarei a visitar.
Fantástica Notícia. Parabéns!!!
Espero rever meu amado Cessna 170 PP BOE que doeei com muito carinho ao Cmte Joao Amaro.
Que maravilha, fui 3 vezes ao museu em São Carlos, mas quando fui levar meu filho já estava fechado, uma pena.
Hoje ele já casado com filhos só aguarda a inauguração para visitarmos juntos.
Obrigado Marcos Amaro
Estou muito feliz com essa notícia e extremamente esperançosa. Sou historiadora, consultora em Turismo e atualmente presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – de Osasco, local onde o avião São Paulo foi construído por Dimitri Sansoud de Lavoud e de lá partiu para o primeiro voo da América do Sul, em 1910. Obrigada Marcos Amaro por trazer à luz a incrível história dos pioneiros da aviação.
Sucesso!
O ingresso é R$ 15