Museu da Energia de Itu começa a ser restaurado

O sobrado histórico que abriga o Museu da Energia de Itu passa por um processo de restauro e conservação, com intervenções na fachada e em áreas internas, que deve durar 18 meses.

Paralelamente, o polo lança uma série de cinco oficinas gratuitas sobre Zeladoria do Patrimônio Cultural, voltadas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A primeira atividade acontece no dia 12 de julho, às 9h30, na própria unidade, com o tema “A História e o Restauro do Sobrado do Museu da Energia e a sua Azulejaria”.

Ministradas por Antônio Sarasá e com duração de três horas cada uma, as atividades integram o programa de educação patrimonial da unidade e exploram os materiais, técnicas e práticas utilizadas nas obras de recuperação. Além disso, tem o objetivo de promover o compartilhamento de saberes com a população, profissionais da área e demais interessados. A proposta é aproximar o público do processo de restauro e valorizar o patrimônio cultural, convidando os participantes a se envolverem de forma ativa com o museu e sua história.

Nesta primeira oficina, os participantes poderão conhecer a trajetória do sobrado que abriga o Museu da Energia de Itu, destacando sua importância arquitetônica e cultural. A atividade abordará, ainda, as características da azulejaria original do edifício, sua origem, técnicas de produção e valor patrimonial, além dos princípios, etapas e desafios envolvidos na restauração em andamento.

Patrimônio

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), o prédio tem o projeto de restauro viabilizado através do Edital ProAC 12/2024, com patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). As obras estão sendo conduzidas pelo Estúdio Sarasá, com apoio do Instituto Sarasá, responsável também pela realização das oficinas.

Serviço

Museu da Energia de Itu

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro de Itu

2025 – Oficina “Formas tradicionais de construção no Museu de Energia de Itu: A Taipa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *