Museu da Energia de Itu comemora 25 anos com três exposições em cartaz
No dia 14 de dezembro, o Museu da Energia de Itu celebra 25 anos com três exposições de longa duração em cartaz.
As mostras, que têm classificação livre e podem ser visitadas de terça a sábado, das 10h às 17h, destacam a história da energia no cotidiano, ressaltam a contribuição das mulheres na ciência e exibem um acervo arqueológico descoberto na propriedade do museu.
A exposição “História, Energia e Cotidiano”, revitalizada em 2016, apresenta uma ambientação com maquetes, imagens, objetos e curiosidades, destacando como a introdução da eletricidade e novos métodos de iluminação transformaram a vida cotidiana dos brasileiros. Os visitantes podem, ainda, explorar o papel da energia elétrica nas mudanças do último século, que continuam a influenciar o comportamento social até os dias de hoje.
Já a exposição “Liberdade, Mulher e Ciências” acontece em parceria com o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, por meio do Programa Conexões Museus-SP. A mostra, composta por questionamentos e dinâmicas, busca dar voz às mulheres silenciadas, exaltar a inteligência feminina e destacar a contribuição delas no mundo científico.
O público pode visitar também a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, instalada no andar térreo do espaço. Concebida pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a mostra traz parte do acervo arqueológico encontrado nas prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu em 1999, executadas em conjunto com a Fundação Energia e Saneamento. Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a expografia é formada por painéis com textos e fotos do jardim e da prospecção realizada, além de peças do acervo como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros e fragmentos ósseos bovinos e suínos.
História
O prédio que abriga o Museu da Energia de Itu passou por um processo de restauro em 1998 e, em 2002, recebeu a atriz Liliana Navarro, que passou a interpretar Ignacia Joaquina Corrêa Pacheco, sua primeira proprietária. Desde então, o museu tem promovido diversas exposições e iniciativas, como o projeto “Energia: Uso e Abusos” em 2009, focado no uso racional de energia, e a exposição “Água: Energia do Planeta Terra” em 2011, que discutiu a utilização eficiente da água. Além disso, o projeto “Intervalo com Energia” em 2015 levou conhecimento sobre luz e energia a mais de 11 mil estudantes.
Entre os destaques culturais, esteve o Carnaval da Light em 2017, com marchinhas clássicas, e o Cine Jardim em 2019, que exibiu o curta-metragem “Uma Semana”, de Buster Keaton. Durante a pandemia de Covid-19, o museu continuou a se conectar com o público por meio das redes sociais, com uma programação diversificada com apresentações teatrais e musicais. A exposição “História, Casa e Pandemia” também proporcionou um espaço para que as pessoas compartilhassem suas experiências durante o período de isolamento.
Cenário para Fotos
A arquitetura do charmoso sobrado de 1847, que abriga o Museu da Energia de Itu, destaca-se também como cenário para ensaios fotográficos. O museu convida os visitantes a uma imersão na evolução do cotidiano, desde lamparinas a óleo até eletrodomésticos do século XX, oferecendo uma atmosfera que combina elementos vintage e contemporâneos, tornando cada clique uma obra de arte. Para ensaios, o espaço conta com salas de exposição, jardins e áreas externas, para diversos estilos, como pré-weddings, gestantes, aniversários, entre outros. Mais informações e reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 94805-4429 ou e-mail itu@museudaenergia.org.br.
Premiação
O Museu da Energia de Itu foi premiado pelo Edital 012/2024, voltado à Execução de Intervenções em Imóveis Protegidos (manutenção, conservação e restauro), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O projeto teve como objetivo restaurar e preservar as fachadas do museu, considerando que o edifício é um importante exemplar da arquitetura paulista do século XIX e um marco da história do desenvolvimento do setor energético em Itu. Além disso, a proposta incluiu um plano de democratização e acessibilidade, assegurando que as ações de restauro e as atividades culturais relacionadas fossem amplamente acessíveis à comunidade.
Serviço- Exposições “História, Energia e Cotidiano”, Liberdade, Mulher e Ciências” e “Fragmentos do Cotidiano”
- Visitação: Terça a sábado
- Horário: 10h às 17h (bilheteria até às 16h15)
- Ingressos: R$ 10,00 Inteira | R$ 5,00 Meia-entrada
- Mais informações: https://www.museudaenergia.org.br/