Museu da Energia de Itu realiza série de lives sobre Meio Ambiente
“A Água que Você não Vê” tem como público-alvo os professores da Rede Estadual de Ensino, vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Itu, e interessados em geral
Do dia 8 a 10 de junho, em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, a unidade do Museu de Energia de Itu realizará uma série especial de três lives com a participação de especialistas que apresentarão um tema relacionado à água virtual.
Com mediação de Ana Sbrissa, coordenadora, e Pedro Scavacini, educador, ambos do do Museu da Energia de Itu, as lives terão duração de uma hora e serão transmitidas no canal do YouTube do Museu da Energia e no Facebook da Fundação Energia e Saneamento.


O tema diz respeito à quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. O Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu realizou em 2020 uma pesquisa que abordou tópicos como política, importação, exportação, impacto ambiental e consumo sustentável da água. Essas questões auxiliariam na produção da exposição instalada no “Espaço das Águas” do museu, e agora servem de inspiração para a série.
“A água que Você não Vê” tem como público-alvo os professores da Rede Estadual de Ensino, vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Itu, e interessados em geral. As lives também serão realizadas ao mesmo tempo na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) dos docentes, durante uma semana (3ª a 5ª feira), das 10h às 11h. Os temas eleitos dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e estão divididos de acordo com a área de conhecimento.
Serviço – Série de lives “A Água que Você não Vê”
Disponíveis no link https://www.youtube.com/c/museudaenergia
Data: 08 de junho às 10h
Tema: Água Virtual – Ministrada por Ricardo Ojima, Mestre em Sociologia pela Unicamp.
Data: 09 de junho às 10h
Tema: Água não é mercadoria – Ministrada por Gabriel Gonçalves, doutorando em Geografia pela UNESP.
Data: 10 de junho às 10h
Tema: Gestão Hídrica – Ministrada por Amauri Pollachi, mestrando em Planejamento e Gestão de Território na Universidade Federal do ABC.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.