Museu da Energia promove live sobre técnica recém-descoberta

Estudos realizados no edifício histórico do Museu da Energia de Itu revelaram que o prédio apresenta mais uma técnica construtiva, além das conhecidas taipa de pilão e pau-a-pique, a chamada taipa pombalina.

A importante e recente descoberta será apresentada na live “Taipa Pombalina em São Paulo: estudo acerca da técnica e de sua preservação no sobrado sede do Museu da Energia de Itu”, que acontece no próximo dia 26 de julho, das 14h às 15h30, com transmissão on-line no YouTube do Museu da Energia.

A avaliação do edifício faz parte da elaboração do projeto executivo de restauro do Museu, que está sendo executado através do Programa de Ações Culturais (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

A descoberta foi feita com câmera térmica, que mostrou o uso da técnica pombalina, a mesma utilizada na reconstrução da Baixa de Lisboa, em Portugal, após os terremotos que destruíram a região em 1755.

A construção pombalina é caracterizada por uma estrutura tridimensional de madeira, a gaiola pombalina, que envolve as paredes internas dos edifícios. Essas construções representaram um marco importante da engenharia sísmica na época, porque absorvem parte do impacto dos terremotos, protegendo os moradores. 

O tema será debatido na live, que integra o ProAC e também celebra o Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. O bate-papo conta com participação do restaurador Antônio Sarasá, especializado em conservação e restauro, e do arquiteto Victor Hugo Mori, que atua no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) . A mediação será feita pela coordenadora do Museu da Energia de Itu, Ana Sbrissa.

Live no YouTube do Museu da Energia – A Taipa Pombalina em São Paulo: estudo acerca da técnica e de sua preservação no Sobrado sede do Museu da Energia de Itu

Dia 26 de julho 

Das 14h às 15h30

Mediadora: Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu

Link de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=aNNBeVx7F38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *