Museu da Música celebra 16 anos neste sábado com Ano Elias Lobo

Neste sábado, dia 16 de dezembro, ao celebrar 16 anos de existência, o Museu da Música – Itu se une à Associação Cultural Vozes de Itu e à Academia Ituana de Letras para a abertura de um ano de atividades em torno da vida e obra musical do maestro Elias Álvares Lobo, um dos principais nomes da música brasileira no século XIX, quando celebram-se 190 anos de seu nascimento.

Para celebrar a data, além de uma pequena exposição inédita com documentos autógrafos de Elias Lobo e uma mostra digital sobre a ópera A Noite de São João, disponível no site www.museudamusicaitu.com.br, ao longo do ano todas as partituras de Elias Lobo serão digitalizadas e disponibilizadas.

O evento acontece em associação com a Família Lobo, o Museu Republicano Convenção de Itu (USP) e a bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, de São João del Rei que executará obras do compositor em solenidades ao longo do ano naquela cidade mineira. A visita do grupo a Itu é uma das possibilidades de atividade em 2024.

Em Itu, haverá concertos do Coral Vozes de Itu e participações na liturgia católica com obras de Lobo pela Schola Cantorum de Itu.

O Museu da Música promoverá alguns encontros sobre o maestro Elias Lobo. Já a ACADIL contará com participações discutindo a representatividade do compositor na cultura paulista no século XIX. O Museu da Música – Itu é mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

São João

Elias Lobo nasceu em Itu em 1834 e aqui viveu até os 43 anos. Estudou música em Itu, São Paulo e no Rio de Janeiro, aluno de Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional Brasileiro. Tornou-se notável compositor, inclusive da primeira ópera brasileira com letra, música e tema nacionais, A Noite de São João, apresentada em 1860 na Corte de D. Pedro II. Ao retornar à sua terra, Lobo foi professor de música e liderança cultural. Viveu também em Itatiba, Campinas e São Paulo. Elias Lobo publicou os primeiros métodos para ensino de música na escola pública paulista. Como artista, participou da Convenção de Itu e escreveu o Hino Republicano paulista além de modinhas, romances e lundus publicados e muito difundidos no século XIX.

Lobo faleceu a 15 de dezembro de 1901, deixando treze filhos de dois casamentos. Sepultado em São Paulo, somente em 2014, por iniciativa de sua família e do Instituto Cultural de Itu, os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de Itu.

Em 2009 o Museu da Música – Itu passou a reunir o acervo de partituras originais do compositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: