Museu realizará encontros virtuais sobre mulheres relevantes na História de Itu

O Museu Republicano “Convenção de Itu” vai organizar uma série de encontros virtuais durante o mês de março sobre a atuação das mulheres em vários momentos da história do Brasil e, em especial, de Itu. Ao todo, serão seis encontros e o primeiro será realizado justamente no dia 8.

“Os eventos terão a participação de pesquisadores que vão apresentar práticas e representações femininas, apontando facetas pouco conhecidas das relações sociais e cotidianas da sociedade brasileira”, diz a supervisora do MRCI, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego.

Aos interessados em participar, as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março por meio deste formulário: https://forms.gle/JEFwhwrGte54sZiJ8. Com o apoio do Museu da Energia e do Museu da Música, os encontros serão realizados por meio da plataforma Google Meets e as vagas são limitadas.

Abaixo, confira a programação:

– 8 de março, das 18h às 19h – “Narrativas das mulheres negras ituanas: apontamentos de uma pesquisa”, com a Profa. Dra. Claudete de Sousa Nogueira.

– 14 de março, das 10h às 12h – “Dona Ignácia Joaquina Correa Pacheco e Anna Escobar de Moraes Lima: duas mulheres nos museus ituanos”, com Fernanda Cristina de Morais e o Ms. Luís Roberto da Rocha de Francisco.

– 15 de março, das 18h às 19h – “Nicolina Vaz de Assis: a escultura como profissão”, com a Profa. Dra. Ana Paula Simioni Cavalcanti.

– 22 de março, das 18h às 19h – “O espartilho e a história das mulheres no Brasil: um caso de opressão”, com a Ms. Priscila Nina Fernandes, e”A indumentária masculina no guarda-roupa feminino, Brasil (1851-1911)”, com o Ms. Guilherme Domingues Gonçales.

– 25 de março, das 18h às 19h – “Justiça e Mulheres em Itu no século XIX: acervos do Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP”, com a Ms. Aline Antunes Zanatta.

– 29 de março, das 18h às 19h – “Gênero e Profissão Farmacêutica em São Paulo: a trajetória de duas farmacêuticas ituanas (1895 -1917)”, com a Ms. Isabella Bonaventura de Oliveira.

Tour Virtual – Enquanto estiver fechado devido à pandemia, o público pode visitar o Museu Republicano e conferir suas exposições de forma online. Lançado em novembro, o tour pode ser realizado por meio do link https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: