Museu Republicano de Itu recebe concerto com obras inéditas de Miguelzinho Dutra
O Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu recebe um concerto dedicado a obras inéditas do compositor ituano Miguel Arcanjo Benício de Assunção Dutra, conhecido como “Miguelzinho Dutra”. O evento acontece no domingo, 24 de agosto, às 11h, e a entrada é gratuita.
As composições foram resgatadas a partir da pesquisa de mestrado de Leonardo Leite na Unicamp e revelam aspectos pouco conhecidos da produção musical ituana do século 19. O repertório inclui árias de ópera, modinhas, valsas e um hino composto especialmente para a visita da família imperial a Itu, em 1846.
Sob a regência do próprio Leonardo, o concerto contará com a participação de Marília Carvalho (soprano), Clóvis Português (tenor), Maurício Valer (piano) e dos violinistas Helena Japur e Lucas Fraga.
Além de compositor musical e redator de textos, Miguelzinho Dutra atuou como pintor, dourador, ourives, desenhista, construtor, encanador, entalhador, armador de gala, riscador de igrejas e retábulos e fabricante de instrumentos musicais. O Museu Republicano de Itu guarda 73 aquarelas de sua autoria, entre elas vistas panorâmicas e representações de edifícios de Itu, São Paulo e Casa Branca, paisagens rurais, vultos ilustres e tipos populares, projetos para decorações e festas de rua.
A apresentação tem classificação livre e será aberta ao público por ordem de chegada, limitada à capacidade do espaço (90 lugares).
O evento integra a programação musical do Museu Republicano em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB.
Serviço
Concerto – Obras inéditas de Miguelzinho Dutra
24 de agosto, às 11h
Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, no Centro Histórico de Itu
Entrada gratuita por ordem de chegada
