Museu Republicano de Itu recebe encontro dedicado à cultura caipira em outubro
No próximo sábado, 4 de outubro, o Museu Republicano Convenção de Itu,uma das sedes do Museu Paulista da USP, sediará atividades voltadas à valorização da cultura caipira.
A ação, organizada pelo Serviço Educativo do Museu Republicano, integra o projeto de extensão “Bamo Proseá? – Caminheiro”, desenvolvido pelo Núcleo Educação, Tecnologia e Cultura (NETC/ProEx) da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (UFSCar-So), e contará com programação gratuita aberta a professores e interessados em geral acima de 18 anos.
A partir das 10h, o público será convidado a participar de uma prosa coletiva sobre identidade, religiosidade, música e memória caipira, com os convidados Elton Ferreira, Paulo Lopes e a professora Neusa de Fátima Mariano (coordenadora do projeto). Para tornar o encontro ainda mais afetivo e simbólico, os participantes são convidados a levar um objeto pessoal que remeta à cultura caipira, compondo uma roda de memórias e afetos.
Na hora do almoço, o momento de convivência será reforçado com um convite à partilha: cada participante poderá levar um prato de salgado ou doce, ou uma bebida, para o tradicional “Bamo comê?”, fortalecendo os laços comunitários em torno da mesa.
Às 14h, será realizada a oficina de artes “Paralelo entre Arte Acadêmica e Arte Naif”, conduzida por Gizela Maria, que propõe um diálogo entre diferentes linguagens artísticas a partir da estética popular caipira. A atividade convida o público a experimentar, de forma livre e criativa, suas próprias potencialidades artísticas.
A atividade é gratuita, com certificado de participação para os inscritos. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível em: https://forms.gle/JgYJq96v1LTaRbgH8
SERVIÇO
“Bamo Proseá? – Caminheiro”
Data: 4 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 10h às 16h30
10h às 12h – Abertura e vivências “Bamo proseá?” e “Bamo cantá?” – Prosa sobre a cultura caipira com Elton Ferreira, Paulo Lopes e Neusa Mariano.
12h às 14h – “Bamo comê?” – Almoço coletivo – cada participante pode trazer um prato de salgado ou doce e/ou bebida.
14h às 16h30 – Oficina “Paralelo entre arte acadêmica e arte Naif”, com Gizela Maria.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” – USP
Público-alvo: Professores e interessados em geral acima de 18 anos
Entrada: gratuita
Certificado de participação
Informações: bamoprosea@gmail.com | edu.mrci@usp.br
Inscrição online: https://forms.gle/io2J6HBr5AEXiKRs7
Imagem: Festa do Divino Espírito Santo. Coleção Miguelzinho Dutra. Aquarela sobre papel. s/d. Acervo MRCI/USP
