Museu Republicano integra programação da “19ª Semana Nacional de Museus”

O Museu Republicano “Convenção de Itu” vai integrar a programação da “19ª Semana Nacional de Museus”, que acontece em todo o Brasil de 17 a 23 de maio, com três atividades diferentes.

A primeira delas será o lançamento do e-book “Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence”, no dia 18, a partir das 10h. O livro digital foi organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do Museu Paulista da USP, e pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano. Fruto do convênio entre o Museu Paulista e o Instituto Hercule Florence, o e-book conta com 14 artigos dos palestrantes do seminário de mesmo nome ocorrido em 2019.

No mesmo dia, a partir das 18h, o público terá a oportunidade de acompanhar uma “Visita online pelo MRCI”, guiada e comentada pela supervisora Profa. Dra. Maria Aparecida Borrego e pela educadora Ms. Aline Antunes Zanatta. Com acervo dedicado especialmente ao período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil, além de fatos históricos de Itu, o tour virtual contempla as exposições em cartaz no Museu Republicano, atualmente fechado por conta da pandemia.

Para participar dessa atividade, as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio: http://bit.ly/3h370v4 .

A terceira atividade será realizada no dia 23, último dia do evento, a partir das 10h. Em “Diálogo – Museus: janela para transver o mundo na pandemia”, com a participação de membros do Museu da Energia e do Museu da Música, ambos de Itu, o encontro vai abordar as reações e ações durante a pandemia e de que forma as instituições se reinventaram e atenderam seus públicos.

Para participar dessa atividade, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio: http://bit.ly/3vJNw2W.

“19ª Semana Nacional de Museus” é organizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e o tema escolhido para a edição deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Informações sobre toda a programação e como participar estão no site http://eventos.museus.gov.br/. Devido à pandemia, todas as atividades do evento serão virtuais e realizadas nas plataformas das instituições participantes.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *