“Nenhum museu de Itu possui AVCB”, diz Corpo de Bombeiros
Diante da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, com um incêndio destruindo o Museu Nacional e todo o seu acervo, o Jornal de Itu fez um levantamento dos museus locais.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Clóvis Michelin da Silva “nenhum museu está regular com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e o único local que já teve o documento e está em fase de regularização é o Museu da Energia. “
“No momento, o processo de renovação está em andamento, em análise no Corpo de Bombeiros. O Museu da Energia de Itu sempre atende a todas as normas e regularizações solicitadas por este órgão”, informa a Assessoria do Museu.
Energia
O Museu da Energia (imagem) ocupa os salões de um grande sobrado do século XIX, concluído em 1847. O seu acervo inclui a documentação histórica das companhias de energia que atuaram no edifício desde 1908 e os itens adquiridos nas prospecções arqueológicas efetuadas no quintal do Museu, e que resultaram na coleta de 3,8 mil fragmentos, como artefatos cerâmicos e utensílios domésticos, com datação estimada entre os séculos XVI e XX.
A Fundação Energia e Saneamento, mantenedora do Museu, “atende a todas as normas e manutenções periódicas necessárias e exigidas pelos órgãos de preservação de patrimônio. Mesmo não sendo tombado pelo IPHAN ou CONDEPHAAT, recebe tratamento e cuidados adequados para a sua preservação, como patrimônio de valor histórico reconhecido na cidade e no Estado”, diz a Assessoria.
Regimento Deodoro
O Museu do Quartel está dentro do Regimento Deodoro, em um prédio histórico construído em 1870.Seu acervo é constituído de peças de uniformes, equipamentos, utensílios e troféus na sua maior parte materiais utilizados durante seus 100 anos que não são mais utilizados ou de doações de ex-militares e/ou familiares que fizeram parte da história dessa Organização Militar.
O Departamento de Relações Públicas explica que “nenhuma Unidade do Exército Brasileiro é vistoriada pelo Corpo de Bombeiros. Cumprimos Normas, Regulamentos e Legislações do Governo Federal, através do Ministério da Defesa e do próprio Exército Brasileiro que nos condiciona a realizar todas as medidas administrativas e preventivas, por exemplo, referente ao assunto citado, temos o Plano de Combate a Incêndio, que é revisado anualmente”, e complementa “há uma preocupação constante do Comando do Regimento Deodoro em manter e preservar estas instalações centenárias. Dentre os projetos mais recentes, estamos realizando um serviço de manutenção de bens imóveis para adequação da estrutura elétrica de todo o pavilhão do Quartel.”
Museu Republicano
O Museu Republicano possui três imóveis: o Museu de História, localizado em sobrado do século de 1800, o Centro de Estudos, localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o Museu, e que abriga a Biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição; e o imóvel conhecido como Casa da USP, onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.
Entramos em contato diversas vezes com a Assessoria do Museu, mas não tivemos retorno.
Música
O Museu da Música, administrado pelo músico e professor Luiz Roberto de Francisco, tem seu acervo a memória da música em Itu e região. Segundo o professor, o prédio tem AVCB. Os recursos para manter o local vêm de doações, da venda de livros e da associação de amigos, o Instituto Cultural De Itu. O prédio fica em imóvel de 1890.