Nova conexão aumenta capacidade da ETA-01
A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) concluiu, na última sexta-feira (8), a instalação de uma nova conexão de água ligando o Recalque do Fubaleiro — fonte de água bruta — à Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande (ETA-01), onde também funciona a sede administrativa da empresa. A obra amplia a capacidade de captação e tratamento do sistema.
Com a nova ligação, o volume de água recebido nos tanques passa de 608 para 733 litros por segundo, oferecendo uma alternativa de captação que reduz a dependência de mananciais atualmente utilizados, como o Braiaiá e o Santo Antônio. A medida contribui para preservar essas estruturas e garantir maior segurança hídrica.
A ação integra o Plano de Enfrentamento à Estiagem, que será apresentado em breve à sociedade organizada de Itu, com foco em reforçar o abastecimento, especialmente nos períodos mais críticos do ano.
Embora seja uma intervenção localizada, o impacto estrutural é significativo. “Damos uma espécie de descanso à operação do Braiaiá e Santo Antônio, poupando-os para momentos em que Itu precise de alternativas para garantir o fornecimento. Estamos fazendo nossa parte, e é importante que o consumidor também faça a sua, por meio do consumo consciente, principalmente nos períodos críticos”, destaca o superintendente da CIS, Gilmar Souza.
