O Multiverso da Marvel
A um certo tempo, a NASA divulgou a vaga possibilidade da existência de um Multiverso, e é claro, todo bom leitor de HQs da Marvel, ao ouvir isso, traz a sua mente os grandes títulos que remetem a esta temática, mais precisamente, as revistas da Marvel Comics, que ainda hoje impressionam pela vasta diversidade de possibilidades dentro de seu universo.
Após assistir Wanda Vision, Loki e ver todas as notícias sobre o Multiverso, todo fã da Marvel está muito ansioso para a continuidade do MCU.
Do que se trata?
O termo Multiverso, tem como função, descrever (de modo hipotético) um conjunto de universos possíveis, paralelos ao nosso. O termo é utilizado de forma corriqueira na ficção científica, porém, também tem seu uso voltado para explicação em teorias físicas.
Vendo a beleza e potencial de tal termo, a Marvel o utiliza para maximizar seu universo de histórias, buscando dar mais abertura e empregando novas possibilidades para questões, acontecimentos e heróis modificados, algo que fez o público buscar um maior conhecimento sobre cada protagonista, bem como suas possíveis variações e inúmeros fascículos especiais (e possivelmente, o mais “consumido e amado” deles é a série de quadrinhos Homem-Aranha no Aranhaverso, que esta na biblioteca de nossa parceira Panini, esperando sua compra).
A maioria das histórias da Marvel acontecem na Terra-616, esta conotação numérica teve início na série Excalibure, com continuidade em muitos outros títulos da Marvel Comics. Cada universo tem suas derivações de heróis clássicos e alterações em sua realidade, porém, em cada uma destas “retas paralelas” existe um Mago Supremo que defende sua Terra, normalmente ele é escolhidos pela trindade mística de Vishanti para defender seu mundo contra ameaças de origem mágica, sempre com o uso do Olho de Agamotto.
Organizando
A Marvel já possuía seu Multiverso em meados do anos 60, porém, apenas nos anos 70, com as séries “What If ?” que foi dado início a organização estrutural dos universos paralelos como conhecemos hoje. A emblemática HQ Marvel Dois-em-Um #50, revela pela primeira vez que as viagens no tempo podem alterar a realidade e o passado, distorcendo a linha histórica deste universo, proporcionando assim, a criação de um novo universo, a partir de acontecimentos específicos.
Os eventos da obra crossover Contest os Champions de 1982, de Marc Gruenwald e Jim Shooter, deram origem a um fascículo com descrições oficiais e detalhadas de todo o Universo Marvel, bem como, as variações dos heróis e alterações em suas realidades, denominado como The Official Heandbook of the Marvel Universe (Manual Oficial do Universo Marvel).
Principais Universos
É sabido, que com o decorrer do anos, dos títulos e dos roteiristas, uma série de universos foram criados para fins diferentes e até mesmo para corrigir “furos em roteiros”, sendo assim, iremos tratar dos mais relevantes deles, além do universo principal, Terra-616.
Terra-1610 – Marvel Ultimate
Com seu início em Homem-Aranha Ultimate #1 (2000), esse universo existe tradicionalmente fora da Terra-616, até que os eventos de Guerras Secretas (2015) juntou ambas as cronologia. Criado para um público moderno, as histórias no universo Ultimate são mais realistas, embora ainda com elementos fantásticos.
Terra-928 – Marvel 2099
Começando em Homem-Aranha 2099 #1 (1992), esse universo explora como será a vida dos heróis e vilões da Marvel no futuro. Embora de início se pensasse que seriam duas realidades diferentes, na verdade Terra-928 é Terra-616 mas no futuro
Terra-982 – MC2
Desde o lançamento dos quadrinhos que falam de mundos paralelos What If ? vol. 2 #105 (1998), a maior parte das histórias deste universo se passa nos anos 90, com heróis originais como Garota-Aranha, Wild Thing e Quinteto Fantástico.
Ponto Final
O Mutiverso é de suma importância para as variedades históricas e encaixes culturais de todo o imenso ambiente da produtora, sem ele, muitos títulos ficariam sem “pé nem cabeça”, bem como, grandes continuidades nas HQs não viriam a existir, sem contar que, todo o MCU depende das maravilhosas variações do Multiverso Marvel.
Pingback: Xcloud - O futuro dos games chegou - Jornal de Itu
Pingback: Xcloud – O futuro dos games chegou » Agenda Itu
Pingback: Gavião Arqueiro - Série da Semana - Jornal de Itu
Pingback: Gavião Arqueiro – Série da Semana » Agenda Itu
Pingback: Ms. Marvel, a mais nova heroína da Marvel Studios - Você Conhece? - Jornal de Itu