O resultado das nossas escolhas

Tudo o que nós compramos ou usamos na nossa vida diária, pode ser uma comida, uma bebida, ou até mesmo uma roupa, um calçado, um cosmético ou um produto de higiene, tem impacto na sociedade.

 Independente do que você precisa no seu dia-a-dia, até mesmo os serviços que você utiliza, todos eles e cada um deles gera tanto consequências positivas, as mais fáceis de identificar, quanto negativas, que são as mais difíceis de considerar ou observar. Consumir um produto, ou um serviço, é algo que afeta tanto quem faz a compra, como quem vende o produto, mas também o meio ambiente, a sociedade, a economia.

Refletir sobre o que consumimos e a necessidade da compra, é algo que deve estar enraizado em nossas vidas como um todo, do simples ato de comprar uma blusinha que está em promoção, para depois ficar guardada na gaveta, sendo que milhares de pessoas estão na rua, com apenas uma roupa para vestir. Até o ato de comprar uma alface porque dizem para você comer, afinal, comer verduras é um hábito saudável, mas dali a três dias você joga o pé todo no lixo, já que você esqueceu de comer, ou não quis comer mesmo e ele ficou largado na geladeira até estragar e ir para o lixo.

Se cada vez que fossemos comprar algo a gente pensasse: “eu preciso mesmo disso?” , principalmente com comida, pensar: “eu realmente vou comer isso?” Ou estou comprando porque me falaram para eu comer, porque eu vi o comercial na TV, e fiquei com vontade. Não muito tempo atrás, em Fortaleza, um grupo de homens e mulheres foi flagrado retirando comida do lixo de um supermercado na zona nobre da cidade. Ler essa notícia, gerou uma reação em mim e me fez pensar: “ e eu que jogo fora qualquer coisa que está com um arranhadinho que seja, sendo que muitas nem isso tem para comer. Somos tão privilegiados que na maioria das vezes não nos damos conta disso.

Gerar menos quantidade de lixo, conhecer a origem e o processo de fabricação do produto que você vai comprar, saber se a marca do que você está consumindo utiliza trabalho escravo ou não. Verificar se a marca de cosméticos que você usa faz testes em animais ou não. Essas são atitudes que podem trazer muitos benefícios para você, para o seu vizinho, seu pai, sua mãe, seu marido, sua esposa, seu filho e todos que o rodeiam.

Isso porque tudo o que o ser humano faz em sua vida diária causa direta ou indiretamente efeitos nocivos que afetam a qualidade do meio ambiente em que você vive, como a poluição gerada pelo lixo que descartamos e até mesmo a emissão dos gases de efeito estufa, os grandes causadores do aquecimento global. Por exemplo, a carne que é consumida todos dias, para que ela chegue até o supermercado, é necessário uma criação de bois para o seu futuro abatimento, esse gado emite 15,4% dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis (como os que são emitidos pelos carros ou pelas indústrias), geram outros 15,1%.

Sendo que, bois e vacas produzem metano, um gás 25 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono dos motores de combustão interna, considerando a capacidade de cada um de prender calor na atmosfera de cada um deles, aquecendo o planeta todo ao longo do processo. Em forma de gás, o metano é o grande subproduto da digestão dos bois e de todos os outros ruminantes, como girafa ou ovelha. Esse gás vai se acumulando no rúmen, o principal dos quatro estômagos desses animais e sai praticamente todo em forma de arroto, não pelo escapamento, como seria o mais provável de se imaginar. Todas as consequências referentes a potência desse gás fez com que, recentemente,na COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças climáticas de 2021), um grupo de 103 países se juntasse, em um esforço liderado pelos Estados Unidos e pela União Europeia, para reduzir as emissões desse potente gás, assinando um compromisso Global de redução de metano. Apesar de ter mais capacidade de reter calor na atmosfera, o metano se decompõe mais rapidamente, o que gera um impacto rápido no controle do aquecimento global.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, um dia sem consumir proteína animal, para uma pessoa, o que poderia ser, 24 gramas de ovos, que é menos que 311 gramas de carne e 430 mL de leites e derivados,  equivalem a 14 kg de dióxido de carbono, a mesma quantidade emitida por cada  100 km de carro comum rodado. Além da emissão de gás, ficar um dia sem comer proteína animal economiza 3400 L de água, ou seja, 26 banhos de 15 minutos.

Países mais ricos têm uma média maior de emissão. Nos Estados Unidos, uma pessoa emite 16 toneladas de gases de efeito estufa, ao longo da vida, enquanto a média global é de cerca de 4 toneladas. Para evitar um aumento de 2º C na temperatura da Terra, o que causaria estragos enormes no planeta, como aumento da temperatura dos nossos dias, ou a elevação do nível do mar, o que poderia deixar cidades inteiras embaixo da água. Para evitar todo esse estrago, os cientistas dizem que é preciso diminuir essa média para 2  toneladas por pessoa, o que, de acordo com a organização Nature Conservancy, são atitudes como essas que podem salvar a vida  do planeta em que vivemos. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ter uma vida cada vez melhor e sem perigos.

Érica Gregório, jornalista, estudante de Sociologia, escreve periodicamente no seu blog ericagregorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *