Oliveira Junior está foragido há um ano
Há um ano, o ex-vice-prefeito de Itu, Oliveira Júnior, está foragido da justiça. Na época, foi feito um pedido para que o seu nome fosse incluso no Interpol, para que ele não saísse do país.
O promotor de justiça do caso, Luiz Carlos Ormeleze, foi o responsável por pedir em agosto do ano passado, para a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o mandado de prisão imediata do réu.
O político é acusado de mandar matar, em 2006, o advogado Humberto da Silva Monteiro e foi condenado a 20 anos em regime fechado, mas ganhou o direito de recorrer em liberdade. Apesar da pena de Oliveira ter sido decidida em júri popular em fevereiro de 2015, o caso ainda segue em segredo de justiça.
O ex-prefeito também é ex-vereador em Ribeirão Preto, mas perdeu o mandato por direção perigosa e desacato ao dirigir embriagado no município, em 2011. As acusações levaram à sua cassação.
Mesmo depois de foragido, foi também condenado por desviar recursos públicos na contratação de uma funcionária fantasma. Em julho deste ano, teve seu nome envolvido em outra questão judicial: o pentacampeão Roberto Carlos teve R$ 77 mil bloqueados em uma ação de danos morais movida por Oliveira. O processo é de 2008 e Oliveira decidiu processar o jogador, de quem já foi empresário, depois do mesmo criticá-lo em um programa de televisão.
Oliveira, que também foi presidente do Ituano Futebol Clube, sempre negou todos os crimes.
Quem defende Oliveira Júnior da acusação de homicídio em Itu e da improbidade administrativa em Ribeirão é o criminalista paulistano Flávio Markman. Segundo ele, desde a data do júri, em 2015, tenta que a sentença seja anulada. Em entrevista ao Jornal de Itu, o advogado ressaltou que Oliveira só poderia ser condenado após ter se esgotado todas as apelações, em última instância: Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal da Justiça. “Estamos esperando Dias Toffoli assumir”. E no caso da funcionária da Câmara, ele também é taxativo: “ela nunca foi fantasma, trabalhava sim”.