Oposição segue atrás do “quinto elemento” para abrir investigação contra prefeito

Onze semanas depois de apresentar o requerimento para a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), o bloco de oposição da Câmara de vereadores segue em busca da quinta assinatura que viabilizaria a investigação dos empréstimos feitos pelo prefeito Guilherme Gazzola.

Os quatro vereadores de oposição, Galvão, Ortiz, Patricia e Moacir Cova – que assumiu a cadeira de Maria Piunti durante licença neste mês de junho -, concordam em assinar o documento, mas é preciso, pelo regimento da Câmara, que cinco vereadores assinem para que seja aberta a investigação.

Ao Jornal de Itu, o vereador Galvão falou sobre a situação. “Hoje nós temos quatro vereadores [favoráveis] e temos trabalhado para ter uma finalização. Estamos precisando de mais um vereador. Por enquanto é isso. Estamos trabalhando no convencimento para conseguir mais um”, diz. O gabinete do vereador Ortiz informou que foi entregue uma cópia do requerimento para cada vereador e que a oposição se colocou à disposição para tirar dúvidas dos outros parlamentares.

A CEI só é abordada em plenário obrigatoriamente se há as assinaturas do número mínimo de vereadores. Até que haja as cinco assinaturas, o assunto não vira pauta na sessão, podendo ser discutido apenas durante a Palavra Livre. O requerimento foi apresentado em 22 de março em sessão para os parlamentares e desde então o assunto não foi mais abordado.

Investigação

A investigação tem como objetivo “apurar as aplicações dos recursos obtidos com todos os empréstimos realizados desde o ano de 2017, já citados acima, bem como ter acesso a todos os contratos firmados, a fim de obter informações quanto aos pagamentos, prazos, carências e taxas, além do Custo Efetivo Total de cada operação de crédito”.

Os vereadores afirmam que “não houve nenhum tipo de prestação de contas ou informação oficial por parte da administração municipal quanto à aplicação dos valores” e ainda dizem que “desde 2017 houve um aumento considerável na quantidade de empréstimos solicitados pela administração municipal, totalizando 15 autorizações de empréstimos dadas pelo Legislativo Municipal, perfazendo o valor de R$ 267.493.097,72”.

One thought on “Oposição segue atrás do “quinto elemento” para abrir investigação contra prefeito

  • Nunca irão conseguir, pois o Prefeito, deve e quer esconder, sabe que se começar a procurar irão encontrar, então é claro que com essa câmara comprada e de rabo preso nunca irão iniciar uma investigação para apurar qualquer coisa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *