Os melhores cursos de medicina da Argentina, em universidades privadas
Os aspirantes ao bacharelado em medicina sabem que os diplomas na área médica exigem um bom número de anos de estudo – mais do que qualquer outra carreira. Portanto, é melhor garantir uma escolha sábia ao se comprometer com um curso de duração tão longa. Além disso, são poucos os estudantes que conseguem realizar o sonho de se tornar médico, principalmente no Brasil. A alta concorrência do vestibular nas universidades públicas e o preço das mensalidades nas instituições privadas colocam muitos brasileiros bem distante dos seus objetivos.
No entanto, cada vez mais estudantes descobrem que podem cursar medicina na Argentina, com possibilidade de ingresso em universidades muito bem estruturadas, com alto nível de ensino e baixo custo, nas carreiras de graduação e pós-graduação. A Argentina tem mais de 59 mil estudantes estrangeiros vindos principalmente de países da América Latina e Estados Unidos. Cerca de 20% desses alunos partem para o país sul-americano em busca do curso da área de saúde, inclusive os brasileiros, que são o maior número de estrangeiros estudando medicina na Argentina.
Existem 46 universidades na Argentina com faculdade de Medicina. Nelas, é claro, diferentes carreiras aparecem dentre das opções. Por sua vez, a proporção entre o ensino público e o privado é bastante uniforme, com 26 universidades privadas e 20 públicas.
As faculdades de Medicina da Argentina estão concentradas, em sua maioria, em Buenos Aires e na região metropolitana da capital (AMBA). Mas no interior das províncias também existem universidades renomadas e que já constam da preferência de muitos alunos brasileiros, pois o custo de vida nas cidades mais afastadas da capital tende a ser ainda mais acessível.
Medicina na Argentina: melhores cursos em instituições particulares
Fundação Hector A. Barceló
A Fundação Barceló, como é mais conhecida, é a das faculdade de medicina da Argentina que mais recebe alunos brasileiros. Isso se deve por se tratar de uma instituição de excelente qualidade e com mensalidades mais baratas, uma vez que é privada mas recebe incentivo do Governo. O Instituto Universitário de Ciências da Saúde Fundação Hector Barceló, criado em 1968, tem um papel importante na pesquisa e na prestação de serviços médicos em comunidades carentes de Buenos Aires e região, o que proporciona uma rica experiência aos seus estudantes.
Universidade Austral
Na Universidade Austral, os alunos conhecem a prática médica antes mesmo de se formar. Isso se dá com o investimento em aulas práticas, bons laboratórios, conteúdo interdisciplinar e conhecimento das tecnologias utilizadas atualmente na profissão. A universidade conta com o Centro Acadêmico de Saúde e o Hospital Universitário, onde os estudantes de medicina colocam em prática seus conhecimentos e ajudam a comunidade. A Austral tem sedes em Buenos Aires, Pilar (província de Buenos Aires) e Rosario (Santa Fé).
Pontifícia Universidade Católica Argentina
A qualidade da Pontifícia Universidade Católica é destacada pela preocupação em formar profissionais que, de fato, tenham vocação para exercer a profissão na área médica, tanto na competência científica quanto ética. A universidade procura incentivar seus alunos com a prática médica, a investigação biomédica e o compromisso social. A PUC argentina se destaca também em educação continuada, com seus cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de saúde. A sua sede também está localizada na capital Buenos Aires.
Universidade de Morón
A Universidade Morón chama a atenção pela enorme infraestrutura oferecida aos seus alunos, com uma excelente área dedicada a laboratórios e outras instalações de apoio. Além disso, a faculdade tem parcerias com hospitais importantes, como o Hospital Militar, o Hospital Naval e a Associação Médica Argentina, o que a torna mais interessante para quem deseja estudar medicina no país. A Morón fica em um dos subúrbios mais populosos da Grande Buenos Aires (AMBA).
Universidade Aberta Interamericana
A Universidade Aberta Interamericana é uma excelente escolha para quem deseja estudar medicina na Argentina, pois é reconhecida internacionalmente por importantes organizações como a COMEP (Confederação Mundial de Ensino Privado) e a FAEPLA (Federação de Associações Educativas da América Latina e do Caribe). A UAI possui hospitais universitários próprios nas suas duas sedes, em Buenos Aires e Rosário (província de Santa Fé), além de Centros de Estudos Avançados onde os alunos realizam pesquisas com tecnologia de ponta.
(Imagem: Pixabay)