Pai cria projeto de preservação de abelhas em creche de Itu
Nesta quinta-feira (3), se comemora o Dia Nacional das Abelhas. Se você acha que não tem nada a ver com isso, talvez não entenda o motivo de o sol estar laranja, o ar cinza, a natureza e a torneira secas, e não entende que a vida no planeta depende de respeito mútuo para que todas as espécies – incluindo a nossa – possam viver e sobreviver.
As abelhas são fundamentais para a perpetuação da vida e dos ecossistemas. Apaixonado pela natureza, o biólogo Manoel de Mello Macedo conheceu, em 2022, a Creche Criança Feliz, em Itu, e a diretora Maria José (conhecida como Bia).
A filha dele estudava no local e ele começou, voluntariamente, a ir cuidar das plantas e animais no espaço público. Foi então que constatou, em 2023, através do projeto Horta na Creche, que as plantinhas não estavam frutificando.
“Percebi que era devido à ausência de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis por 60% da polinização”, conta.
Em parceria com a diretoria, criou o projeto “Pensando como as abelhas”, que visa criar abrigos provisórios, feito com garrafas pet, no espaço educativo para que as viessem venham até o local.
Em janeiro, ele trouxe uma colmeia para a creche e apresentou a todos, explicando a importância das abelhas para a natureza e para a manutenção da vida no planeta.
Em agosto, o resultado veio: se instalou um enxame de jatai, uma abelha sem ferrão e considerada patrimônio da biodiversidade, inclusive por produzir méis de valor biológico elevado, própolis e pólen utilizados tanto na indústria farmacêutica quanto na alimentícia.
“Um trabalho visionário. Manoel é uma pessoa extremamente especial, que faz tudo com muito amor e isso reverbera na natureza e nas pessoas em sua volta”, destaca a diretora.
O próximo passo será instalar um mini pomar e revitalizar a horta para enriquecer ainda mais o trabalho de Educação Ambiental para as crianças.
.A Creche Criança Feliz fica na Rua Cap. Evandro Mureb, nº 139 – Vila Esperança, Itu.