Palestra promovida pelo Senac Itu abordou os aspectos legais da aprendizagem profissional
Como parte da programação da 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional, o Senac Itu realizou na manhã do dia 25/4 a palestra “Eu tenho aprendiz, e você?”, destinada a empregadores e a jovens aprendizes.
O tema central foi a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), além dos aspectos legais do Programa Senac de Aprendizagem e como funciona a fiscalização do Ministério do Trabalho. Marcaram presença no evento João Batista Martins César, desembargador do Ministério do Trabalho de Itu, e José Urubatan Carvalho Vieira, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho – Regional Sorocaba, além de empresas parceiras, empresários e jovens aprendizes.
Para Eliane Santos, representante do Roldão Supermercados, conhecer as particularidades e os bastidores do Programa de Aprendizagem da instituição foi de suma importância. “Para chegar na lei vigente que temos hoje, a qual regulamenta e assegura os direitos dos jovens a terem um futuro melhor por meio da aprendizagem profissional, houve muitas lutas e esforços.
No evento do Senac Itu pude conhecer autoridades que fortalecem esta causa, como os representantes do Ministério do Trabalho, por exemplo. Saí do encontro mais rica em conhecimento e certa de que estamos no caminho certo. Sou suspeita para falar, pois amo de paixão o Programa de Aprendizagem do Senac e, por meio dele, vejo em cada jovem uma chance real de uma carreira brilhante”, disse.
José Urubatan Carvalho Vieira, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho – Regional Sorocaba, elogiou a organização do evento e a iniciativa do Senac Itu em promover o diálogo acerca da aprendizagem profissional.
“Trata-se de uma ação com enorme valor social. Temos que elogiar o Senac Itu e destacar que essa nobre instituição está pronta para continuar esse trabalho coberto de dignidade. Nós aqui da Fiscalização Regional do Trabalho da Região de Sorocaba, SEIN/Gerência Regional de Sorocaba, estamos à disposição para qualquer eventual orientação”, declarou.
Na foto, da esquerda Desembargador do Ministério do Trabalho, João Batista Martins César; coordenadora da Aprendizagem do Senac Salto e do Senac Itu, Carolina Aparecida Vecchi Ferreira; e Auditor Fiscal do Trabalho da Regional Sorocaba, José Urubatan Carvalho Vieira
