Palestra sobre prevenção do câncer de próstata será ministrada no dia 18

No próximo dia 18/11, às 8h30, no auditório da Prefeitura de Itu, o médico clínico geral Marcos Iae Sato ministrará palestra sobre “A importância da prevenção do câncer de próstata”. O médico intensivista Márcio Jorge será o responsável pela apresentação do evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao movimento Novembro Azul.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

A palestra será gratuita, aberta à população e contará com apresentação musical de Lauro Runn. “A prevenção ainda é o melhor remédio! Deixemos para trás os velhos tabus e vamos aproveitar a vida com qualidade”, ressalta Sato.

O Novembro Azul é um chamado à responsabilidade e ao autocuidado. É preciso incentivar os homens a procurarem o serviço de saúde com regularidade. Também é importante adotar atitudes que fazem diferença no bem-estar e na prevenção de doenças como manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, evitar cigarros e o consumo excessivo de álcool.

INCA

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano. O câncer de próstata é o tipo mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.

A idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. De acordo com informações do Ministério da Saúde, aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais.

O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.

O Ministério da Saúde recomenda, no Brasil, que a decisão de realizar exames de rastreamento seja individualizada e tomada em conjunto com um profissional de saúde, considerando fatores de risco e o histórico pessoal de cada homem.

O exame de sangue PSA e o toque retal, ainda cercados por tabus, são procedimentos simples e rápidos que ajudam a identificar alterações na próstata antes mesmo de surgirem sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *