PAPO DE CINEMA: FESTIVAL DE VENEZA 2024 E O FILME AINDA ESTOU AQUI
O Festival de Veneza celebrou sua 81.ª edição em 2024, com os resultados revelados na cerimônia de encerramento deste último sábado, dia 7. O cinema brasileiro marcou presença com “Ainda estou Aqui”, que conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. O cobiçado Leão de Ouro foi para o mais novo filme de Pedro Almodóvar, “The Room Next Door”.
A parceria brasileira já havia se destacado ao colaborar com o Diretor Karim Aïnouz no roteiro do documentário “Marinheiro das Montanhas” (2021), filme que foi exibido e aclamado no Festival de Cannes três anos atrás.
“Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro e Selton Mello, recebeu uma incrível ovação de 9 minutos e 46 segundos durante sua exibição no Festival de Veneza.
O filme, uma produção original do Globoplay, aborda o sequestro de Rubens Paiva durante a ditadura militar (1964-1985), destacando também a trajetória de sua esposa, Eunice Paiva. A narrativa é inspirada no livro homônimo escrito por seu filho, Marcelo Rubens Paiva.
Uma curiosidade boa, a película começou a se destacar na disputa pelos principais prêmios cinematográficos do próximo ano segundo impressa internacional. Está sendo amplamente considerado para duas categorias específicas: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para o Oscar 2025.
Apesar disso, “Ainda Estou Aqui” precisa ser selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do país. Ele compete com outros 12 filmes por uma das seis vagas na próxima fase, de onde será escolhido o vencedor.
Abraço.
Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/
Foto: Foto: Vianney Le Caer / Vianney Le Caer / Invision/AP