Parque, de 280 milhões de anos, comemora 23 de inauguração
Hoje, 23 de julho de 2018, o Parque do Varvito comemora 23 anos de sua inauguração. Antes de 1995, o local era considerado uma simples pedreira, de onde eram retirados livremente pedaços de varvito, usados para construções, principalmente calçadas, rodapés e fachadas.
A partir deste ano, houve a sinalização de uma de área de 44.346 km², placas indicativas contando a importância da Era Glacial e a separação dos continentes.
“Jamais esquecerei o entardecer do dia 23 de julho de 1995, quando o Maestro Eleazar de Carvalho, junto com a Orquestra de São Paulo, anunciou a abertura do espaço. Certamente esta foi uma das emoções mais sublimes da minha vida”, recorda Geraldo Garcia, atualmente prefeito de Salto e na ocasião Secretário de Cultura de Itu.
“Me lembro que havia muito entusiasmo com o projeto. Posso dizer que este foi um dos maiores desafios da minha carreira, em que se pese a experiência adquirida com a concepção dos parques em Salto anteriormente”, recorda.
O jornalista Tucano também destaca a importância do Parque. “É um exemplar rochoso, que conta a história do nosso planeta, e é um dos mais importante da América do Sul.” Ele lembra ainda que um pedaço do parque está no Museu da Ciência, na Espanha. “Eu acompanhei a retirada de um pedaço de 3 metros de largura e 6 de altura, e foi levado para a Espanha. A foto que está lá fui eu que fiz, com a ajuda do Dr. Hélio Chierighini, que também era um exímio fotografo. O professor Jonas também participou, junto com o grande geografo Aziz Ab’Saber. Me sinto muito feliz de ter participado disto e acho que devemos valorizar este local”.
(Fotos: Rafael Gavioli. Siga no Instagram: @gavioli10)