Parque Maeda recebe Certificado de Preservação Ambiental
O Parque Maeda, de Itu (SP), recebeu na quinta-feira (5/3) o Certificado de Preservação Ambiental do Programa Aterro Zero Salmeron. A adesão do Maeda ao programa proporcionou a retirada de aproximadamente 300 containers de resíduos classe II do parque, totalizando uma média de 74,5 toneladas.
O certificado foi recebido pelos proprietários do complexo de lazer, senhores André e Fernando Maeda. O Grupo Salmeron os parabenizou pelo comprometimento com as causas ambientais junto aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), entre os quais se destacam três: energia limpa e acessível, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.
Resíduos classe II são aqueles materiais recicláveis que, devido à contaminação com materiais orgânicos, não podem ser reaproveitados de maneira convencional. Por exemplo, um copinho de plástico com resquícios de café. Muitos locais acabam destinando esses detritos para um aterro sanitário. Porém, por meio da parceria com o Grupo Salmeron, o Parque Maeda dá outra destinação: os resíduos são triturados e seguem para geração de energia de fornos de cimentos, quando são totalmente extinguidos.
Na prática, isto significa que o processo evitou que 74,5 toneladas de lixo fossem enviadas para o aterro sanitário – local considerado um grave problema de saneamento público por estocar grande quantidade de entulho e contaminar o meio ambiente.
A parceria entre Parque Maeda e Grupo Salmeron tem dado muitos frutos. No total, considerando todo o volume de material reaproveitado de maneira ecologicamente correta e ações realizadas em consonância com as questões ambientais mais urgentes, a parceria poupou 814 árvores, economizou mais de 223.000 kW/h (quilowatt-hora) de energia e mais de 150 m³ de aterro sanitário.
Sobre o Maeda
Localizado em Itu (SP), o Parque Maeda é opção para quem quer se refugiar em um local tranquilo, voltado à família e próximo da natureza. O destino é muito procurado por visitantes de outras cidades do estado e também da Grande São Paulo – estes, buscando refúgio no sossego e no clima bucólico do interior.
Entrada e estacionamento no parque são gratuitos. O público só paga pelo que usar ou consumir. Há opção de comanda e do passaporte promocional, um day use que permite usufruir de diversas atividades, incluindo o almoço com comida japonesa e brasileira à vontade. O passaporte é bastante vantajoso, pois garante ao visitante acesso a diversas atrações do parque e ainda a uma gastronomia farta e diversificada. Crianças abaixo de 4 anos não pagam.
O Maeda conta também com uma aconchegante Pousada com diversos tipos de acomodações. O chalé casal acomoda até três pessoas e o chalé família, até sete. Já os apartamentos comportam até quatro visitantes. A hospedagem inclui um farto café da manhã e piscina privativa para os hóspedes, que também têm a opção de fazer refeições no restaurante exclusivo da pousada – as quais não são inclusas na diária.
Opções de lazer
As opções de lazer e passeio incluem o belíssimo Jardim Japonês, o maior do país, que conta com um primoroso projeto de paisagismo, espelhos d’água com carpas orientais, bonsais, ponte japonesa e cascatas.
Para chegar ao jardim, o visitante pode utilizar o teleférico – que garante bons momentos de diversão nas alturas e ainda proporciona uma vista panorâmica do parque – ou o trenzinho, outra divertida atração acompanhada por monitores que explicam cada trecho do passeio. Ele vai até o Jardim Japonês e também às Rodas d’água, à Sede da Fazenda e à Árvore Gigante – uma árvore centenária com vários mirantes construídos sobre a copa – o mais alto chega a 22 metros de altura.
O parque aquático do Maeda tem piscinas com toboáguas para crianças e adultos e conta com o apoio e a segurança de monitores e salva-vidas. Há passeios de carruagem e a cavalo e voo de helicóptero por todo o perímetro do parque ou pela área do parque mais a cidade de Itu. A vista panorâmica é incrível e atrai muita gente.
Pesca esportiva
Um dos motivos que levam pessoas de todo o Estado de São Paulo a visitarem o Parque Maeda é a pesca esportiva. O local é referência entre os amantes da pesca, que chegam a encontrar peixes de até 20 quilos nos tanques. No pesqueiro estão disponíveis a pesca diurna e noturna, das 7h às 23h30. Além do Pesqueiro, o Parque disponibiliza também o Tancão e o Tanque de Engorda para pesca diurna.
Serviço
O Parque Maeda está localizado em Itu, a 75 km de São Paulo. Informações aos visitantes pelo número (11) 2118-6200. Reservas para a pousada podem ser feitas pelo e-mail: pousada@parquemaeda.com.br ou pelo telefone (11) 2118-6262.