Patrimônio histórico de Itu completa 150 anos com feira de orquídeas e exposições de arte
Patrimônio histórico de Itu, a Fábrica São Luiz impulsionou a economia do interior paulista ao gerar oportunidades de emprego para as mulheres, chamando a atenção de D. Pedro II pelo bom desempenho no setor têxtil.
Sede da primeira indústria a vapor no Estado de São Paulo, o espaço chega aos 150 anos com um colorido especial, unindo a memória da cidade à cultura da orquidofilia.
De 15 a 20 de novembro, o público poderá conferir uma rica seleção de orquídeas, arte sacra e outras obras produzidas na região durante a 14ª Feira “Orquídeas & Cultura”. A atração tem entrada gratuita e ocorre das 9h30 às 19h. No último dia, o evento se encerra às 17h.
Serão cinco dias de atrações para os mais diversos públicos, incluindo a exposição e o comércio de espécies nacionais e importadas, sorteios de orquídeas e a presença de especialistas para dar dicas sobre técnicas de cultivo. Entre eles representantes da empresa NPK, que comercializa adubos, fertilizantes e substratos para flores.
Outro destaque é a distribuição de mudas, que será feita a quem doar 1 litro de leite sem lactose ou 1 kg de alimento não perecível à Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu, que atende 40 idosos. No total serão disponibilizadas 1.000 mudas de orquídeas no posto de coleta.
Outra atração que promete emocionar o público é a tradicional Exposição de Presépios, uma seleção com mais de 200 montagens vindas de diversas partes do mundo, que visa resgatar e valorizar o espírito real do Natal: o Nascimento de Senhor Jesus Cristo.
Construídos em materiais, tamanhos e formas variados, os presépios integram uma coleção particular.
Um pouco de história
A fábrica de tecidos São Luiz foi tombada em 1983 como patrimônio histórico-cultural paulista e permaneceu fechada até meados de 1997, quando foi iniciado o processo de restauro que a transformou em um Espaço Cultural. Em 2004 o salão de festas foi aberto com um evento que homenageou os ex-funcionários da fábrica.
O espaço foi construído em 1869 com foco na produção de tecidos de algodão para o mercado interno. Para este trabalho foram utilizados 24 teares e 1.000 fusos.
Após desembarcar no Porto de Santos, o maquinário comprado nos Estados Unidos seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railway Company. A partir daí, levou três dias para chegar até Itu, sendo transportado por carros de bois.
Outra curiosidade é que o complexo fabril São Luiz foi construído em três períodos distintos: a parte mais antiga fica ao lado da Igreja do Bom Jesus, a segunda fase contempla a ala maior (com a instalação dos arcos) e a última tem estilo manchesteriano (com tijolos aparentes inspirados na arquitetura industrial inglesa).
SERVIÇO:
14ª Feira “Orquídeas & Cultura” + Exposição de Presépios
Quando: de 15 a 20 de novembro
Horário: das 9h30 às 19h. No dia 20, encerramento às 17h
Onde: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492, Centro – Itu/SP
Informações: (11) 4013-4554, em horário comercial
Entrada: gratuita
Realização: Espaço Fábrica São Luiz
Exposição: Orquidário Orquiflora