Pela segunda vez na história, Itu terá três mulheres na Câmara de Vereadores

A participação feminina na política é um dos assuntos que vem ganhando cada vez mais força no Brasil, não é à toa que neste ano o Tribunal Superior Eleitoral lançou nas emissoras de rádio e TV uma campanha voltada ao assunto. Segundo o órgão, a ideia era promover e ampliar a presença delas nas eleições.
Em Itu/SP, o resultado das urnas revelou um cenário favorável às mulheres, a partir da próxima legislatura a Câmara Municipal terá três vereadoras, sendo duas que vão ocupar o cargo pela primeira vez.
Destaque com 1.468 votos, a candidata Célia Rocha (PL) surpreendeu ao conquistar a segunda maior votação do pleito.
Ela acredita que atingiu essa marca devido aos mais de 40 anos de trabalho sério na área educacional e, disse ainda que aceitou participar da disputa eleitoral para que o legislativo tivesse uma representatividade da educação e da mulher.
Patrícia da ASPA, defensora da causa animal e candidata eleita do PSD, obteve 1.086 votos. Comentou que se sente honrada com a vitória, promete dar voz à população e trabalhar com os demais vereadores de forma pacífica.
Experiente e atuante na função de fiscalizar o poder executivo, Maria do Carmo Piunti (PSC) foi reeleita para o segundo mandato, graças aos 1.223 eleitores que votaram pela sua permanência.
A vereadora cita que é um avanço ter mais duas mulheres na política ituana e que vai ser bom para a cidade.
Maria do Carmo frisou que agora deseja unir forças para elaborar proposituras que atendam especialmente o público feminino e torce para que na próxima eleição tenha ainda mais representantes.
Nesses mais de setenta anos da Câmara Municipal, sendo dezoito legislaturas até aqui, esta é a segunda vez na história que três vereadoras são eleitas no mesmo período.
A primeira vez foi no ano 2000, quando as então candidatas, Balbina de Paula Santos (PDT), Márcia Jakimiu (PSDB) e Fátima Scavacini (PV) foram vitoriosas em suas campanhas eleitorais. Elas ocuparam o cargo de 2001 a 2004.
Embora o público feminino ainda seja minoria na política, a participação de mulheres no legislativo municipal existe desde a década de 1950. A mantenedora da Faculdade de Direito de Itu (FADITU), Maria Lúcia Caselli, foi a primeira a assumir um mandato, no ano de 1956.

(Texto: Thiago Sório Fotos: Arquivos pessoais )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: